segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Médicos cubanos cubanos aguardam liberação de registro para se juntar à médica uruguaia que já está atuando em Queimados

Texto: Leandro Machado e Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio

Queimados recebeu nesta última sexta-feira (1), os quatro médicos cubanos que irão trabalhar na cidade pelos próximos três anos pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal. Os estrangeiros irão se juntar à médica uruguaia Ximena Dastugue, que chegou na primeira etapa do programa. Os profissionais foram recebidos pela secretária de Saúde da cidade, Drª Fátima Cristina, e conheceram as unidades de saúde que irão trabalhar. Jorge Luiz Puig (48), Jorge Carlos Cruz (35), Jorge Emílio Godinez (52) e Joe Tomaz Balva (43) chegaram ao Brasil há cerca de um mês e estavam em Belo Horizonte, onde passaram por cursos de Português e noções da saúde brasileira. Os novos profissionais aguardam liberação do registro pelo Ministério da Saúde para começar o trabalho. 

No primeiro dia na cidade, os médicos conheceram a equipe de saúde do município. Um dos lugares visitados foi a Unidade de Saúde Belmira Vargas, no bairro Paraíso. Jorge Luiz e Jorge Emílio vão prestar serviços esta comunidade. Para Emílio, que exerce a medicina há 26 anos em Cuba, a diferença entre saúde cubana e a brasileira é o maior desafio: “Lá em Cuba não existe diferença das classes sociais. Todos são atendidos nos mesmos hospitais e pelos mesmos médicos. Quero trazer esta experiência para Queimados e vencer este desafio”. Disse esperançoso.

Com apenas 34 anos, Joe Tomaz é o que estava mais a vontade. Brincalhão e sempre sorridente, o cubano vai trabalhar na Unidade do Bairro Belmonte. Para ele, que já tem 20 anos de profissão, será um sonho realizado em trabalhar no Brasil e no Rio”. Joe disse que sempre sonhou em conhecer o Brasil e, quando surgiu a oportunidade, não pensou duas vezes: “Cuidar das pessoas me encanta. Por isso escolhi ser médico. Gostei muito de vir ao Brasil trabalhar com pessoas diferentes culturalmente e também  conhecer o Rio de Janeiro”, disse.

Os médicos também conheceram onde vão morar pelos próximos três anos. Um apartamento grande, com dois quartos mobiliados, no centro da cidade. Para Jorge Luiz Puig, que vai trabalhar no bairro Vila Americana, o local é bom e facilita a locomoção para as unidades de saúde: “Gostei bastante. Quartos grandes e arejados e em um lugar de fácil acesso. A ida para o trabalho também ficou muito boa”, Finalizou Puig.

Ainda segundo a secretária, o município recebeu na primeira etapa a uruguaia Ximena Dastugue, que após longa espera pela liberação do seu registro, começou atuar na segunda-feira (28): “A simpatia de médica é contagiante. Na primeira semana, já conquistou pacientes e amigos de trabalho”, observou a Dr.ª Fátima Cristina.

O prefeito Max Lemos comemorou a chegada dos cubanos e preparou o município para receber mais profissionais do programa Mais médicos: “Ganhamos os quatro médicos estrangeiros e temos espaços para mais profissionais. Não estou medindo esforços para dar aos profissionais, condições dignas para que possam exercer com tranqüilidade suas funções. Eles chegam para somar e vão ser bem recebidos pela população queimadense”, afirmou  o prefeito. 


Joe tomas (o mais baixo de camisa listrada)
Jorge Luiz (bigode)
Jorge Carlos (camisa amarela)
Jorge Emílio de careca de vermelho e negro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.