quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Saúde de Queimados promove ação de combate à hanseníase em praça pública

Iniciativa desta quarta-feira (7) ofereceu teste rápido, orientações e encaminhamento médico para tratar a doença


Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Para conscientizar a população sobre o cuidado com a saúde, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (7) uma ação contra a hanseníase, na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro. A iniciativa contou com orientações, distribuição de panfletos, teste rápido para diagnóstico da doença e encaminhamento médico. O município teve 18 casos de hanseníase registrados apenas esse ano.

Foto: Thiago Loureiro
O vice-prefeito, Machado Laz, e a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, acompanharam de perto a ação. “O objetivo principal aqui é divulgar para toda a população os sinais e sintomas da hanseníase. Pois quanto mais cedo é descoberto da doença, mais chances têm de evitar deficiências”, explicou a gestora.

Moradora do bairro Valdariosa, Vera dos Reis, de 51 anos, aproveitou a oportunidade para fazer o teste rápido. “Uma mancha apareceu no meu corpo em novembro, mas na última semana pareceu aumentar. Quando eu vi estavam fazendo o teste aqui, não quis perder tempo”, disse a vendedora, que foi encaminhada para uma consulta médica na unidade do programa.

Atendimento especializado e medicamentos gratuitos

Foto: Thiago Loureiro
A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium laprae, ou bacilo de Hansen, que afeta os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. De acordo com a Coordenadora do Programa, Juçara de Lima, a doença não mata, mas pode deformar o corpo. “O tratamento varia de 6 meses  a 1 ano, dependendo da gravidade de cada paciente e se ele faz o uso do medicamento corretamente”, explicou. 

A Prefeitura de Queimados disponibiliza a todos pacientes com hanseníase um local específico para o tratamento, inclusive com medicamentos gratuitos. Além disso, o programa estende a todos os familiares da pessoa diagnosticada para fazer o exame e tirar a dúvida. A unidade fica localizada na Avenida Irmãos Guinle, 673, Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.