quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Vila Olímpica de Queimados inclui sapateado e dança contemporânea em sua grade de atividades

Inscrições serão abertas na próxima segunda-feira e serão 100 vagas disponíveis. Espaço oferece outras 10 modalidades, incluindo Jazz e Balé


Leandro Machado - Pelo segundo ano consecutivo a dança foi a atividade mais procurada no período de renovação e cadastro de novas matrículas na Vila Olímpica de Queimados. Já são cerca de 500 inscritos. Para contemplar tamanha demanda, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), inicia a nova temporada com novidades para os amantes da arte. A partir da próxima segunda-feira (4), a Vila Olímpica Barnabé dos Santos abrirá inscrições para aulas gratuitas de sapateado e dança contemporânea, sendo 50 alunos por modalidade.
Mas não para por aí. Além das novas modalidades, ainda há inscrições abertas para turmas de atletismo, basquete, balé, jazz, capoeira, futsal, ginástica, judô, vôlei e karatê. Os interessados precisam comparecer à sede da SEMEL (Avenida Maracanã, s/n, Vila Pacaembu), das 9h às 17h, com declaração escolar (em caso de crianças e jovens), atestado médico, uma foto 3x4, cópias: certidão de nascimento, RG do responsável (menores de 18 anos) e comprovante de residência. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Ao todo, são 1,6 mil vagas disponíveis, 400 a mais que no ano anterior.
As aulas de sapateado serão às terças e sextas-feiras, para crianças de 8 a 12 anos; Já as de dança contemporânea, acontecerão às segundas e quintas, para alunos entre  12 a 17 anos. As responsáveis pelas turmas serão as professoras Mariceli Santos e Mariana Avelino. “Participei da mostra de dança no fim de ano e fiquei encantado com as apresentações e em ver o quanto essa arte é admirada aqui na cidade. Então, é nosso dever investir ainda mais pesado este ano para que outras crianças tenham oportunidade de participar”, destacou o prefeito Carlos Vilela.
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, falou sobre os novos cursos e destacou a importância da dança na vida das crianças. “Recebemos diariamente relatos de pais de alunos retratando uma mudança significativa na vida dos nossos alunos. Seja na escola, em casa, na relação com familiares e amigos, e até benefícios relacionados à saúde. O esporte é uma importante ferramenta de socialização”, afirma.
Dança Contemporânea
Nascida nos Estados Unidos, nos anos 60, a dança contemporânea não possui um estabelecimento de uma técnica única. Qualquer pessoa pode praticá-la e não delimita estilos de roupas, músicas, espaços ou movimentos. Não há mecanismos definidos, há antes processos e formas de criação. Sua prática trabalha o alongamento e flexibilidade, a força muscular, desenvolve a musicalidade, a coordenação motora, a consciência corporal, criatividade, socialização, melhora a autoestima, além de contribuir para um físico saudável e a mente tranquila, combatendo o estresse.
Sapateado
O sapateado mistura ritmo, som e técnica, movimento e estilo. É uma dança alegre que libera o puro prazer de seus praticantes e, sem dúvida, faz os pés cantarem. O sapateador produz sua própria música. Este estilo de dança, além de ser um ótimo exercício físico, proporciona o desenvolvimento da percepção musical, e coordenação motora. Desenvolve o ritmo e musicalidade, melhora da coordenação motora, trabalha a autoestima e desenvolve o tônus muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.