segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Janeiro Branco destaca importância dos cuidados com a saúde mental em Queimados

Profissionais da rede básica do município estão percorrendo os postos e clínicas da família para alertar os pacientes sobre a importância de manter a mente saudável

Aline Lopes- A manhã desta segunda-feira (28) começou de forma especial para a dona de casa Aparecida Rodolfo, de 59 anos. Enquanto aguardava atendimento na sala de espera do Centro de Tratamento para a Hipertensão e Diabetes (CETHID), ela e outros pacientes da unidade aprenderam um pouco mais sobre os cuidados com a Saúde Mental. A ação alusiva ao “Janeiro Branco”  teve como tema: “Quem cuida da mente, cuida da vida”.
Durante todo o mês, profissionais da saúde mental estão percorrendo as unidades da rede de atenção básica para alertar os pacientes sobre os cuidados que ajudam a preservar a saúde mental. “Procurar ter pensamentos positivos, sair para conversar com as pessoas, viajar e não se isolar do mundo, são algumas atitudes que devemos tomar no dia a dia para termos uma mente saudável. Com esses cuidados, é possíveis prevenir depressão, ansiedade e outros distúrbios”, explicou a Coordenadora de Saúde Mental, Tânia Alves.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, ainda existe muito preconceito para procurar o tratamento de saúde mental. “O nosso corpo só funcionará bem, quando a nossa mente estiver saudável e se para isso for necessário buscar ajuda ou tratamento, faça, pois a nossa saúde tem que está em primeiro lugar sempre”, afirmou a gestora.
Paciente do CETHID, dona Aparecida acredita que as saúdes física e emocional estão relacionadas. “Não podemos só cuidar da hipertensão, diabetes e outras doenças e esquecer o principal, que é a nossa mente. Eu procuro sempre fazer alguma coisa para não atrair pensamentos negativos, como passear, tirar um dia para visitar as amigas, entre outros”, disse a moradora do bairro Santa Eugênia.

Para atendimento psicológico, basta ir até o ambulatório de saúde mental, localizado na Rua Hortência, 1453, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Outras informações (21) 2665-1319.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.