segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Queimados ganha palmeiras imperiais em compensação ambiental


Plantio das árvores não teve custos aos cofres públicos e é realizado na Praça dos Eucaliptos e na entrada da cidade

Fotos: Igor Lima
Leandro Machado - Quem passou pelo centro de Queimados nesta segunda (14) viu uma movimentação diferente na Praça dos Eucaliptos. Dezenas de homens trabalhando, máquinas perfurando o solo e árvores gigantes em cima de carretas formavam o cenário no local. A atividade teve uma boa causa: A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais, começou o plantio de 11 palmeiras imperiais, resultado de uma compensação ambiental pela implantação de duas torres telefônicas no município.

No total, 14 palmeiras imperiais e 47 mudas de ipê-amarelo que serão plantados em diversas localidades do município. A iniciativa, além de beneficiar o meio ambiente, não teve custos aos cofres públicos. Este é o início do programa “Queimados Mais Verde”, iniciativa da SEMADA que tem o objetivo arborizar vias e logradouros públicos e reflorestar Unidades de Conservação Ambiental.

Acompanhado do Secretário da Pasta, Cacau Nogueira, o Prefeito Carlos Vilela supervisionaram o plantio das espécies na Praça dos Eucaliptos, nesta segunda e falou da importância do plantio. “Sabemos o quanto devemos cuidar do meio ambiente e as cidades, atualmente, sofrem com o desmatamento. A arborização urbana é uma forma de compensarmos os danos causados ao longo dos anos”, destacou o Prefeito.

A palmeira imperial, também conhecida como palmeira real, é uma espécie que alcança entre 20 e 30 metros, com folhas que podem chegar a 5 metros. Cacau Nogueira explicou detalhes do plantio. “Recebemos 14 palmeiras, das quais plantaremos três na entrada da cidade. As mudas de ipê-amarelo, nesta fase do projeto, ficarão na Avenida Olímpia Silva”, disse.

A Praça dos Eucaliptos fica no Centro do município e é ponto de encontro dos queimadenses, principalmente aos fins de semana. Local onde acontecem os principais eventos públicos da cidade, principalmente shows e eventos esportivos. Com o plantio, o local contará com 20 palmeiras imperiais, beneficiando a natureza e deixando o espaço mais bonito e agradável.


7 comentários:

  1. Parabéns para Queimados. Bela iniciativa. UM exemplo que deve ser seguido por todos os outros municipios

    ResponderExcluir
  2. Gostaria ainda de dizer, aproveitando o ensejo, que, diga-Se de passagem, a Praça dos "Eucaliptos" onde se deveria se ter "eucaliptos". Não é, não? ?
    Embora eucaliptos sejam razoavelmente pobres, levando-Se em conta contribuições para o meio ambiente. Porém o nome "Praça dos Eucaliptos" por se tratar de um grande ponto tradicional, deveria ser honrado, preservado e mantido, tal qual suas origens. Nada de palmeiras na Praça dos Eucaliptos"

    ResponderExcluir
  3. Falando em torres telefonicas o indice de morte por cancer almentou muito em queimado apos a instalaçao destas torres

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, deveríamos implantar em todo o município!!

    ResponderExcluir
  5. Bom , agora só consertar os refletores do lado direito da praça , o lado dos brinquedos ta um breu só

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.