quarta-feira, 31 de julho de 2019

Queimados entrega mais 57 Vales Sociais e credenciais de estacionamento nesta quinta (1)

Idosos, deficientes físicos e doentes crônicos estão entre os beneficiados. Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito já entregou mais de 4 mil documentos
Divulgação SEMCOM PMQ - IMG thiago Loureiro
Priscila Renovato - Para facilitar a vida dos moradores que precisam usar transporte público para fazer tratamento médico ou exercer prioridade em vagas de estacionamento, a Prefeitura de Queimados entrega, nesta quinta-feira (1), mais 57 benefícios entre Vales Sociais e credenciais especiais para idosos e deficientes físicos. A cerimônia será realizada às 10h na sede da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e contará com a presença do Prefeito Carlos Vilela. Mais de 4 mil cidadãos já foram beneficiados pela iniciativa.
Para adquirir o Vale Social, é necessário comparecer à SEMUTTRAN durante dias úteis (exceto às quartas-feiras), das 8h às 17h. Um formulário deve ser preenchido por um médico – que atestará a necessidade de tratamento temporário ou vitalício – será dado ao cidadão. Após esta etapa, é necessário retornar ao local portando identidade, CPF, comprovante de residência e laudo médico emitido há, no máximo, três meses para dar início ao processo de emissão do documento.

Já para os idosos que desejem fazer o requerimento de autorização especial de estacionamento, deverão apresentar cópia do documento de identidade e comprovante de residência em seu nome. Pessoas com deficiências devem apresentar, além dos documentos pessoais relacionados acima, o laudo médico que comprove a limitação. A SEMUTTRAN funciona na Rua Padre Marques, 314, Centro e atende pelos telefones (21) 2665-6101 / 2779-9813.

Prefeitura de Queimados promove capacitação para Policiais Militares do 24º Batalhão

Iniciativa visa capacitar agentes de segurança pública para o atendimento de pessoas LGBT e acontece nesta quinta (1)
 
Kathellen Islyne - De acordo com relatório divulgado em 2018 pelo Ministério dos Direitos Humanos, a cada 23 horas o Brasil registra uma morte por homofobia. Nesse contexto, uma polícia preparada para lidar com esse tema pode salvar a vida de milhares de pessoas. Por isso, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados promoverá um dia de capacitação para os agentes da Segurança Pública do 24º Batalhão, nesta quinta (1), no Centro de Cidadania LGBT Baixada II. A iniciativa visa apresentar aos agentes a realidade da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros (LGBT) e aprimorar o atendimento nas unidades de segurança.

Em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Políticas Públicas LGBT, a gestão municipal oferecerá um treinamento com participação de psicólogos, assistentes sociais e profissionais da área judicial para falar sobre atendimento, abordagem e atuações dos policiais baseadas em casos reais.

De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, a cidade está trabalhando para o enfrentamento da homofobia e em prol da assistência da pessoa vítima de preconceito. “Em Queimados a população LGBT pode contar com um espaço que garante sua cidadania. Estamos buscando sempre promover políticas públicas voltadas à conscientização e ao atendimento dessa parcela da população, que tem direito também à proteção e à segurança”, conta o gestor.

Segundo o Secretário da Pasta, Carlos Roberto de Moraes, a qualificação garante uma redução nos casos de abuso de autoridade. “Visamos qualificar o maior número possível de policiais para que possam atender cada vez melhor o público LGBT. A formação nessas capacitações contribui diretamente para a redução de casos de abuso de autoridade, pois prioriza a abordagem empática e compreensiva no atendimento e acompanhamento em casos de homofobia”, conclui o gestor.

 O Centro de Cidadania LGBT Baixada II fica na Rua Rua Otília – 1495 – Queimados (Rua do Fórum), funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h e atende pelo telefone (21) 3698-6441.

Queimados: Inscrições para o Concurso da Educação começam nesta quarta-feira (31)

Oportunidades são para Professor I, Professor II, Secretário Escolar, Orientador Educacional e Orientador Pedagógico

IMG Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
Jéssica Moreira - Uma ótima notícia para a educação queimadense: o edital com 64 vagas para magistério (níveis médio e superior) já está disponível. As inscrições começam nesta quarta-feira (31) e vão até 29 de agosto. Todos os detalhes do processo podem ser conferidos no site oficial da Prefeitura.

O primeiro edital conta com 50 vagas, das quais 49 são destinadas ao cargo de professor II e uma para secretário escolar. Os salários são de R$1.768,53 e 1.241,95, respectivamente. Já o segundo edital dispõe de 14 vagas para quem tem nível superior (12 para professores I, uma para orientador pedagógico e uma para orientador educacional). Estes profissionais terão remuneração de R$2.490,48.

Para o Prefeito Carlos Vilela, o concurso marca um momento especial na educação da cidade, que recentemente alcançou a melhor posição de sua história no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

"Há  11 anos nossos professores recebem seus salários dentro do mês  e nesse período houve a maior correção salarial da história da cidade. Esse ano, inclusive, quitamos a parcela de 13º no Dia dos Namorados. Isso tudo mostra nosso compromisso com essa área tão essencial para a sociedade", declarou o gestor.
IMG Kathellen Islyne

Já o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, explica a abertura de oportunidades na área e garante agilidade das convocações. "Esse concurso vai preencher vagas de professores que se apresentaram, faleceram e pediram exoneração nos últimos 5 anos. A convocação dos aprovados será imediata. Não só o número que está disponível, como também 120 vagas que hoje estão no RET (Regime Especial do Trabalho) e mais de 100 no decorrer do ano que estarão se aposentando em 2019", concluiu o educador.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

CELTI ainda tem vagas de Pilates, Dança de Salão e Musculação

Órgão administrado pela Prefeitura oferece modalidades gratuitas de esporte e lazer e atende cerca de 2 mil idosos

Fotos: Thiago Loureiro/SEMCOM-PMQ
André Uchôa - Se você tem mais de 55 anos e quer deixar o sedentarismo de lado, fique atento às vagas oferecidas pelo Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade de Queimados, que retoma as atividades nesta terça-feira (30). O espaço, que conta com cerca de 2  mil idosos em diversas modalidades de esporte e lazer, ainda tem oportunidades para prática de Pilates, Dança de Salão e Musculação.

Para se inscrever, basta até o CELTI (Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, CPF, comprovante de residência, atestado médico, tipo sanguíneo e 2 fotos 3x4. O órgão atende pelo telefone (21) 2665-6526.

Amistoso internacional de basquete movimenta fim de semana em Queimados

Meninas da Liga Super Basketball e rapazes do Team Space enfrentaram atletas do D2 All Stars neste sábado (27) 

Imagens: Thiago Loureiro/SEMCOM - PMQ
André Uchôa - Uma manhã de enterradas, lances livres e muita emoção. Assim foi o último sábado (27) na cidade de Queimados. Isso porque o município sediou um amistoso internacional contra as equipes feminina e masculina de basquete dos Estados Unidos. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Esporte e Lazer, aconteceu no Ginásio Metodista e teve entrada gratuita para os amantes da modalidade.

Logo cedo, às 9h, as meninas da Liga Super Basketball roubaram a cena com a bola laranja. As atletas brasileiras enfrentaram a equipe americana D2 All Stars, que levou a melhor por 48x76. Ao meio-dia, a disputa pelas cestas foi acirrada, pois a equipe masculina do Team Space - Queimados enfrentou os atletas do D2 All Stars, que venceu por 89x71.

Jogadora Americana Cassie Askvig
O Secretário da Pasta, Julio Coimbra, destacou a importância da prática de esportes e atividades físicas para o desenvolvimento dos jovens da região. “Inserir o esporte na vida de crianças e adolescentes é imprescindível para a construção de valores como a disciplina, a ética e a superação. Por isso, a cidade investe em equipamentos públicos com reformas e implantações de academias ao ar livre”, destacou o gestor.

Jogadora desde criança, a americana Cassie Askvig (21), destacou a experiência da jogada: “Gostei muito da forma que o time adversário jogou. É um time bem competitivo e que tem muita estratégia durante as jogadas. O time está de parabéns”, disse a cestinha do amistoso.

Rayane Sant'Anna, jogadora da Liga Super Basketball
“Infelizmente perdemos o amistoso, mas adquirirmos uma boa experiência. Foi um jogo forte e duro, mas não desanimamos e persistimos. A experiência de jogar com um time americano foi importante para a equipe poder repensar as jogadas e melhorar nas finalizações”, contou a jogadora da Liga Super Basketball, Rayane Sant’Anna (22).

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Luta da mulher Negra Latina e Caribenha é pauta em Queimados

Debate sobre políticas públicas voltadas para a igualdade racial foi realizado nesta sexta (26)

Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Kathellen Islyne - No dia 25 de 1992 mulheres Negras Latino–Americanas e Caribenhas se reuniam pela primeira vez para discutir, em conjunto, pautas importantes como o combate ao machismo e o racismo. A data ficou reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) como um marco na luta pela igualdade racial e de gênero. Em alusão a este dia, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, promoveu uma roda de debates para discussão de políticas públicas voltadas para a mulher negra. O evento reuniu mulheres e homens negros no Centro de Cidadania LGBT Baixada II nesta sexta (26).

Segundo o IBGE, três entre quatro pessoas mais pobres no Brasil são negras. Em relação ao mercado de trabalho, embora as mulheres recebam 20,5% menos que os homens, o relatório "Mulheres e Trabalho", do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), mostra que, quando a comparação é entre as mulheres, as brancas recebem 70% a mais que as negras.

O evento contou com a presença da Primeira-Dama da cidade, Lúcia Vilela. Homenageada como a primeira mulher trans e negra de Queimados, Clô Rayalla falou da necessidade de se discutir a realidade que as mulheres vivem no Brasil. “Somos um dos países mais perigosos para ser mulher. Sendo negra e trans, é ainda mais necessário nos unir para fortalecermos a luta contra o machismo, a homofobia e o racismo”, conta a moradora do bairro Valdariosa.

Gisele Casto, conselheira de Igualdade Racial, reafirmou a luta da mulher negra para vencer os preconceitos. “Durante toda minha vida me disseram que não deveríamos usar batom vermelho. Hoje eu sei que meus lábios ficam lindos desse jeito. Por muito tempo a nossa aparência foi colocada como feia e errada, mas, hoje, nós estamos lutando para que outras meninas negras aceitem seus corpos como eles são. Lindos”, afirmou.

A Coordenadoria de Política de Igualdade Racial é responsável por realizar atendimentos e consultoria para a população negra queimadense. “Estamos trabalhando para fazer com que a sociedade faça uma reflexão sobre a situação atual da pessoa negra. Por mais que a gente diga que vivemos em um país miscigenado, a gente sabe que na prática não tem igualdade racial. Por isso esse espaço faz atendimento de pessoas com acompanhamento jurídico e psicológico e promove discussões de políticas públicas”, concluiu o professor de história e coordenador Jorge Dias. 

Queimados abre inscrições para 38 cursos gratuitos

CEU Planeta Futuro já capacitou mais de 6 mil pessoas para o mercado de trabalho. Auxiliar de Recursos Humanos (RH), Administração e Logística são as novidades


IMG Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Jéssica Moreira - Quem precisa de capacitação para incrementar o currículo deve ficar atento: a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, abrirá 1371 vagas em oficinas e cursos profissionalizantes gratuitos no Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro. Graças à iniciativa “Cultura em Ação”, o espaço já capacitou mais de 6 mil pessoas para o mercado de trabalho.

As oportunidades são para aulas de designer de unhas, designer de sobrancelhas, maquiagem, produção de penteado, corte e escova, barbeiro, padeiro, lancheiro, confeiteiro, fotografia, artesanato (comum e em feltro), informática, inglês, corte e costura, modelagem industrial, dança mix, ginástica, DJ, teatro infantil, desenho, dança de salão, violão/guitarra, contrabaixo, teclado, bateria, canto, clarinete, trombone, trompete, violino, violoncelo, saxofone, flauta doce e flauta transversa. 

Para se inscrever, basta ir à sede da SEMUCTUR - localizada na Rua Macaé, 430, São Roque - dias 30 e 31 de julho, a partir de 9h, com documentos de identidade, CPF, comprovante de residência (originais e cópias) e 1 kg de alimento não-perecível. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada e o interessado poderá se inscrever em apenas um curso.   

As novidades deste ano são os cursos de Auxiliar de Recursos Humanos (RH), Administração e Logística oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem - SENAC em parceria com a gestão municipal. São 180 vagas e as inscrições acontecerão dia 2 de agosto. Para estas oportunidades, os interessados devem ter concluído o Ensino Fundamental e comparecer ao CEU Planeta Futuro portando os seguintes documentos: identidade, CPF e comprovante de escolaridade (originais e cópias), além de 1Kg de alimento não-perecível.

Certificado que gera renda

Nesta quinta-feira (25), mais 400 certificados de conclusão foram entregues aos alunos dos cursos de confeiteiro, padeiro, lancheiro, corte e costura, corte e escova e produção de penteado. As cerimônias aconteceram no Teatro Delcy de Souza e contaram com a presença do Secretário da Pasta, Marcelo Lessa.

“É uma satisfação muito grande ver este trabalho mudando vidas. Nosso maior foco é oferecer perspectivas de emprego e renda para pessoas de todas as idades e evitar que nossos jovens enveredem por caminhos errados. É um bairro completamente transformado e a cidade toda tem sentido esse reflexo”, declarou o gestor. 

Uma das beneficiadas pelo projeto, a dona de casa Gilda da Silva (59) conta que
sempre gostou da área de culinária e viu na oficina de padeiro uma oportunidade de aumentar a renda da família. “Sempre quis aprender a fazer pão e graças a esta iniciativa consegui. Me animei e vou continuar os módulos de confeiteiro e decoração de bolos (cake designer). Tem sido muito bom para minha autoestima, pois vamos envelhecendo e muita gente acha que não podemos mais fazer nada. Me renovei como profissional aqui”, contou a moradora do bairro Jardim Alzira. 

Outro aluno que expandiu os horizontes profissionais graças ao curso foi Jhonatan Moura (29). Morador de Duque de Caxias, o jovem passou uma temporada na casa da mãe só para aproveitar a chance de se formar como padeiro. “Eu já tinha trabalhado como ajudante, mas queria a certificação para conseguir ter a carteira assinada. Já consegui trabalho e agora estou usando o dinheiro para comprar algumas máquinas e abrir minha própria padaria”, contou feliz o rapaz.

Confira os dias, horários e faixas etárias de cada curso:





















quinta-feira, 25 de julho de 2019

Academia ao Ar Livre atenderá 500 pessoas por dia com musculação, treinamento funcional e ginástica

Equipamento inaugurado nesta quinta (25) conta com 15 aparelhos de aço inox e leva nome de Armando Ferrão, grande incentivador do esporte na cidade

Fotos: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Aline Lopes - Saúde e qualidade de vida são os principais benefícios que a prática de exercícios proporciona. E, para incentivar os moradores a optarem por um estilo de vida mais saudável, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, inaugurou mais um polo de atividades físicas, nesta quinta-feira (25). A Academia Gratuita ao Ar Livre Armando Ferrão, no Centro, oferecerá aulas de musculação, treinamento funcional e ginástica e deve atender cerca de 500 pessoas diariamente.

São 15 aparelhos feitos de material de alta resistência (inox) à disposição dos queimadenses para exercícios de supino, remada, gráviton, desenvolvimento, pulley, banco solear e livres. Uma equipe de professores de educação física, vigias e auxiliares de limpeza garantirá o bom funcionamento do espaço.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Secretário de Esporte do Estado, Felipe Bornier, do Deputado Estadual, Max Lemos, do Prefeito Carlos Vilela, além de secretários municipais e vereadores.

“O esporte tem a capacidade de mudar a vida das pessoas e incentivar os jovens a buscarem coisas mais produtivas para suas vidas. Além de beneficiar a saúde, ajuda a descobrir grandes atletas. É por isso que equipamentos como este são essenciais para as nossas cidades”, afirmou Felipe Bornier.

De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, a academia é mais um dos grandes projetos que a gestão tem para o universo do esporte na cidade. “Estamos investindo pesado para proporcionar mais qualidade de vida aos moradores por meio da prática de atividades físicas, pois acreditamos que o esporte previne muitas doenças. Já reformamos a Vila Olímpica do Pacaembu, estamos terminando as obras de outra no bairro Palestra, além de estarmos construindo a piscina semiolímpica e o estádio de futebol. Tudo para beneficiar nosso povo”, declarou o Prefeito. 

A academia faz parte da lei de incentivo ao esporte, nº 11.438/2006, que permite que empresas e pessoas físicas invistam em projetos esportivos. “É de suma importância ter essas parcerias para estimular a prática de esportes na nossa cidade. Quero aproveitar para agradecer a Light, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Estado, que acreditaram em Queimados e nos ajudaram a tornar esse sonho em realidade”, afirmou o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra.

Dona Maria Silvestre aproveitando os aparelhos
Empolgada para começar a fazer uso do espaço, Roseane Conceição (46) aprovou o novo equipamento público. “Esporte e saúde andam lado a lado. Eu tinha um problema sério de pressão alta e o médico disse que eu precisava fazer exercícios. Depois que comecei a caminhar na Vila Olímpica nunca mais tive problemas desse tipo. Agora com essa academia, vou ficar ainda mais saudável e disposta”, afirmou a moradora do bairro Jardim Alzira.

Outra moradora que se inscreveu para as aulas na academia foi a Maria Silvestre (56). Incentivada pelo filho a fazer exercícios físicos, a moradora do bairro São Francisco afirmou que hoje é outra pessoa. “Me sinto bem melhor, com mais disposição e feliz. Faço corrida e musculação na Vila Olímpica e agora estou me matriculando nesta academia. O que não podemos é ficar parados”, declarou ela, que comemorou a chegada do novo equipamento.

Entusiasta do esporte homenageado

A academia carrega o nome de Armando Ferrão, um grande incentivador do esporte na cidade. Nascido em 1921, se mudou para Queimados aos 29 anos, onde começou sua história. De motorista de ambulância a massagista do time Queimados Futebol Clube, Armando era conhecido por onde passava por sua alegria e solidariedade. Seu filho, Mauro Ferrão (73), esteve presente na cerimônia de inauguração e se emocionou com a homenagem feito em memória do pai. “Tenho certeza que onde ele estiver estará feliz com esse reconhecimento. Meu pai deixou um legado e foi um grande homem”, concluiu.

O espaço funcionará de segunda a sexta, em dois horários (6h/11h e 15h/22h) e aos sábados, das 7h à 12h. Os interessados em abandonar de vez o sedentarismo e apostar nesta possibilidade de atividade física gratuita, devem ir até a Academia Armando Ferrão, localizada na Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, 328, Centro, com identidade, CPF, comprovante de residência e atestado médico.

Queimados divulga 30 vagas de emprego

Parceria entre Prefeitura e SINE facilita acesso da população a postos de trabalho. Auxiliar de Produção e Mecânico Industrial são algumas das oportunidades


André Uchôa - Uma boa notícia para os queimadenses que buscam uma oportunidade emprego: Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda através do Sistema Nacional de Emprego (SINE), divulgou mais de 30 vagas de trabalho. São elas: (2) Lancheiro, (1) Pedreiro (experiência de 6 meses), (3) Auxiliar de Produção (12 meses de experiência), (1) Mecânico Industrial, (1) Eletricista de automóveis a dieses (dois anos de experiência), (1) Operador de Máquina Industrial (experiência de um ano), (16) Auxiliar de Produção em Indústrias para ambos os sexos (um ano de experiência), (1) Editor de Vídeo, (1) Atendente de Telemarketing (para mulher) e (1) Web Design (experiência de seis meses).

Para se candidatar, o interessado deve comparecer à sede do SINE (Rua Eloi Teixeira -ao lado do supermercado Extra -, Centro) munido de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

Em parceria com administração pública e das empresas privadas locais, o SINE capta currículos diariamente e encaminha o candidato (a) com a carta de recomendação ao empregador. Especificamente, desta vez, os moradores da cidade terão prioridade. Para quem mora em municípios vizinhos, o l órgão disponibiliza o Balcão de Empregos, em que as oportunidades são a nível estadual.

De acordo com a Coordenadora do SINE, Marisa Mateus, além de focarem na qualificação, as atividades de seleção das empresas levam em conta o comportamento do candidato (a). “É importante que os futuros contratados estejam bem preparados e dispostos a passarem pelo processo seletivo das contratantes. Para isso, é necessário estar sempre com currículo atualizado e em busca de cursos e qualificações para a área desejada”, frisou.

Queimados abre inscrições para curso de Horta Doméstica

Parceria entre Prefeitura e EMATER-Rio quer promover cultivo residencial de vegetais 


Kathellen Islyne - O contato com a natureza pode melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por isso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, em parceria com a EMATER-RIO, quer incentivar os moradores a iniciarem o cultivo de plantas em sua própria casa. As inscrições para o curso de Horta Doméstica começam nesta segunda (29) e vão até 6 de agosto. Os interessados devem procurar a sede da SEMDRAG entre 9h e 17h portando identidade, CPF e comprovante de residência ou entrar em contato pelo telefone (21) 2779-8484. A primeira aula da iniciativa acontecerá em 7 de agosto, das 10 às 12h, na sede do órgão, localizado na Rua Francisco Gabriel Neto, s/nº.

Serviço:
Curso de Horta Doméstica
Inscrições: 29/07 a 06/08
Aulas: 07/08, 14/08, 21/08 e 28/08
Horário 10h às 12h
Local: Rua Francisco Gabriel Neto, s/nº

No Dia do Escritor, autores de Queimados celebram valorização da literatura na Baixada Fluminense

Amantes de história e poesia, Veronica Cunha (42), Nilson Henrique (45) e Perla de Castro (27) são alguns dos artistas que lutam pela difusão da cultura na região

Historiador Nilson Henrique é autor de obra que conta
 detalhes sobre raízes da cidade /Arquivo Pessoal
Jéssica Moreira - Diz o ditado popular que todo ser humano deve “plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro” para que sua vida valha realmente a pena. Autores que vêm conquistando notoriedade na cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, Veronica Cunha (42), Nilson Henrique (45) e Perla de Castro (27) já garantiram o cumprimento da terceira meta da afirmativa e, neste 25 de julho, Dia do Escritor – data instituída pela União Brasileira de Escritores em 1960 -, têm muito que comemorar. 

Graças a eventos realizados pela Prefeitura de Queimados, como saraus, festivais de arte e leitura e parcerias junto a órgãos como a Associação Brasileira do Livro (ABL) – que realiza Feiras Literárias periódicas em espaços públicos como a Praça Nossa Senhora da Conceição -, a arte literária tem sido cada vez mais difundida e valorizada na cidade. Tanto que o próximo concurso da educação municipal terá, entre as referências de sua bibliografia, um autor de raízes queimadenses.

Última edição da Feira Literária aconteceu em março deste ano
IMG Felipe Bragança
Responsável pelo título “Queimados - Imagens de uma Cidade em Construção”, obra que reúne em raras fotografias a trajetória do município desde o período colonial até a emancipação, o historiador Nilson Henrique conta que recebeu a notícia com muita alegria.

"Isso marca a tomada de consciência da gestão pública de nossa cidade, mais especificamente daqueles que pensam a gestão da educação, sobre a importância de se valorizar a história do nosso povo como estratégia de desenvolvimento. A equipe da Secretária Municipal de Educação vem desenvolvendo diversos projetos em prol do nosso patrimônio histórico e cultural. Pois, para que uma escola cumpra o seu papel na criação da identidade de nossas crianças, é preciso que os professores conheçam minimamente a trajetória do município em que irão trabalhar”, afirmou o autor, que mora no bairro Pacaembu.

Apesar de não ter planejado se tornar um escritor, Nilson afirma que um forte
Praça N. Senhora da Conceição na década de 30
é uma das imagens raras reunidas na obra de Nilson
‘sentimento de pertencimento o impulsionou a buscar mais detalhes sobre a história da cidade onde vive desde criança e o ajudou a vencer as dificuldades do mercado editorial brasileiro para publicar sua pesquisa em forma de imagens.

“Ser professor, pesquisador ou escritor no Brasil é, sem dúvidas, um ato de coragem, persistência, e, antes de tudo, comprometimento com aquilo que abraçou. Nunca imaginei que fosse escrever um livro ou me tornar um historiador da minha cidade. Mas, o sentimento de pertencimento, essa coisa que nos dá um lugar no mundo, sempre esteve ali, presente dentro de mim. É esse sentimento que me inspira, que me motiva e me impulsiona a seguir em frente.O interessante é que à medida que eu vou dando seguimento às pesquisas e ampliando meus conhecimentos sobre a nossa história, minhas raízes vão se tornando cada vez mais profundas. Afinal, amamos aquilo que conhecemos, não é verdade? (risos)”, declarou o escritor, que teve sua obra exposta na 17ª Festa Literária Internacional de Paraty deste ano por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.

Defensoras da poesia

Veronica Cunha foi 'descoberta' por uma professora/Arquivo pessoal
Outra queimadense que escolheu trilhar o caminho da palavra escrita como forma de expressar o que sente é Veronica Cunha (42). Autora do livro de poesias 'Coração em Palavras', publicado em março deste ano, a moradora do bairro Belmonte e educadora da rede municipal de ensino conta que a paixão pelos livros surgiu ainda na infância, graças a uma de suas professoras.

“Sempre escrevi despretensiosamente. Eu estava na antiga 4ª Série (atual 5º ano) e lembro que uma professora me ‘descobriu’ e disse ‘você escreve muito bem, deveria apostar nisso’. Eu era muito introvertida e isso me ajudou a expressar minhas alegrias, tristezas, minhas buscas por respostas. Fui criando então minha trajetória no mundo acadêmico durante a graduação e o mestrado, mas me encontrei mesmo no mundo literário”, conta a escritora, que já tem mais uma obra saindo do forno: 'Pirulito: Crônicas para Professores e Admiradores', com previsão de lançamento para 3 de setembro.

Para Veronica, que também é pedagoga, a arte literária é, também, uma ferramenta na busca pela justiça social. “É compreender o mundo. Para quem precisa comer, vestir, sobreviver, ler é um luxo. Precisamos entender que ler é para todos, pois se não há quem lê, não há motivo para escrever”, conclui a escritora.

Dona de sua própria editora, Perla de Castro (27) também foi influenciada por uma docente. Sua mãe era professora e, de tanto ler histórias para a filha, a inspirou a escrevê-las. A jovem planeja sua quarta publicação: além de ‘Estesia’, ‘Breu’ e ‘A vampirinha escritora’, vem aí ‘Pelas ruas que andei’.

Perla de Castro tem sua própria editora e também é radialista /
Arquivo pessoal
“Comecei a escrever aos 11 anos graças às leituras que minha mãe fazia para mim. Tenho algumas publicações, mas meu carinho maior é pelo próximo livro, que espero lançar ainda este ano. São poesias, contos, crônicas e ensaios que levarão o leitor pela magia das surpresas que a vida nos prega. Espero conseguir traduzir em palavras todos os sentimentos, conflitos e alegrias que tenho vivido e que jamais imaginei que viveria”, afirma a moradora do bairro Ponte Preta, que já recebeu honrarias como o Prêmio Literário Melhores do ano 2018 e 2019 da Associação Internacional de Escritores.

Ciente das adversidades que um escritor de primeira viagem pode encontrar, Perla faz questão de deixar um recado de incentivo aos que sonham em ver suas histórias em páginas de livros. "É um caminho difícil,porém não é impossível publicar/escrever livros, uma vez que hoje temos uma gama de possibilidades que só dependem de nós. As plataformas gratuitas de publicação digital são exemplos disso. Elas possibilitam ao escritor ser independente, produzir desde a escrita e edição até o lançamento em meio digital ou modo físico. É só criar coragem para tirar os escritos da gaveta e ser mais forte que a vontade de desistir do caminho. Não adianta esperar o país mudar, devemos nós provocar as mudanças que queremos ver" concluiu a autora.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Academia ao ar livre será inaugurada nesta quinta (25) no Centro de Queimados

Espaço é equipado com 15 aparelhos de inox e contará com equipe de professores de educação física, vigias e auxiliares de limpeza

Fotos: Thiago Loureiro/SEMCOM
André Uchôa - Promover qualidade de vida por meio da prática de exercícios físicos. É com esse objetivo que a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, inaugurará mais um polo de atividades físicas ao ar livre nesta quinta-feira (25), às 11h, desta vez no Centro. A Academia Armando Ferrão fica na Rua Marinho Hemetério de Oliveira, 328  e será entregue oficialmente à população em solenidade que contará com a presença do Vice-Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do Secretário de Estado de Esportes, Felipe Bornier, do Prefeito Carlos Vilela e autoridades municipais.

A academia possui equipamentos de aço inox multiuso, um material de alta resistência. A previsão é que o polo de atividades físicas atenda cerca de 500 pessoas diariamente com atividades por semana. "Os novos aparelhos em aço inox trarão uma economia para o município, pois são mais resistentes e possuem baixo custo de manutenção. Este é o primeiro espaço gratuito ao ar livre dedicado à prática de musculação na cidade, uma marca da nossa gestão”, declarou o Prefeito Carlos Vilela.

De acordo com o Secretário da Pasta, Julio Coimbra, a área contará com equipe de professores de educação física divididos em turnos, vigias e auxiliares de limpeza. Essa infraestrutura foi muito bem pensada para agradar a população, oferecendo equipamentos de qualidade e um quadro de pessoal qualificado para a orientação de atividades físicas para proporcionar de lazer e uma vida saudável aos usuários”, comentou o gestor.

Para se inscrever, basta ir munido dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e atestado médico a partir desta sexta-feira (26).

Serviço
Data: 25/7/2019.
Local: Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, 328- Centro (ao lado da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiro)
Horário: 11h.