quinta-feira, 4 de julho de 2019

Reforço no combate às drogas e à violência em Queimados

Através da parceria entre Prefeitura e Polícia Militar, mais de 600 alunos de escolas municipais concluíram o curso do PROERD

Fotos: André Uchôa
André Uchôa - O Ginásio Municipal Metodista de Queimados recebeu, nesta quinta (4), os 603 alunos da rede pública municipal de ensino que participaram das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). O evento que reuniu pais, professores, autoridades políticas e militares tinha um só objetivo: entregar os certificados de conclusão aos jovens e intensificar o objetivo do projeto: Dizer não às drogas e combater a violência. A iniciativa que já formou mais de 7 mil crianças e adolescentes queimadenses é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e a Policia Militar do Rio de Janeiro. 

O Programa faz parte da realidade dos alunos de Queimados há 13 anos. Os objetivos são conscientizar sobre os males do consumo de drogas, prevenir o uso de entorpecentes e de ações violentas entre as crianças. Desde o inicio de 2019, os estudantes receberam uma cartilha feita pela Secretaria de Educação que é utilizada semanalmente pelos policiais. Participaram da formatura os alunos das Escolas Municipais: José de Anchieta, Professora Anna Maria dos Santos Perobelli, Santo Expedito, Oscar Weinschenk, Professor Leopoldo Machado, Nelson Carneiro, Carlos Pereira Neto, Waldick Cunegundes Pereira, Joaquim de Freitas, José de Anastácio Rodrigues e Dr. Cledon Cavalcante. 

Presente na cerimônia, o Prefeito, Carlos Vilela, ressaltou a importância do projeto nas unidades: “A educação é o único modo de evitarmos que caminhos perversos sejam construídos e vamos investir nisto. E é desta forma que venceremos esta guerra contra as drogas e a violência. Parabéns aos alunos”, destacou o gestor público. A mesma relevância ao tema é dada pelo secretário de Educação, Lenine Lemos: “Esse trabalho não é apenas de prevenção, pois, desde cedo, crianças e adolescentes já têm oportunidade de conhecer os efeitos devastadoras da droga. Agora os alunos são verdadeiros soldados no combate a estes males" disse. 

Além do Prefeito, o evento contou com a presença dos secretários de Educação, Lenine Lemos; de Segurança e Ordem Pública, Sergio de Souza; de Administração, André Bahia; de Governo, Eraldo Nilton; de Transporte e Trânsito Alan Perfeito; de Esporte e Lazer, Julio Coimbra e de Terceira Idade, Mariceia Peluzio.

Durante o evento, os professores da rede pública receberam homenagens da Secretaria Municipal de Educação e da Policia Militar do Rio de Janeiro. O Proerd foi criado nos Estados Unidos em 1983 e, desde então, já foi desenvolvido em mais de 50 países.  O projeto que é direcionado a todos os alunos matriculados no primeiro segmento do Ensino Fundamental da rede pública e tem duração de quatro meses.


Feliz pelo momento, a aluna da Escola Municipal Professor Leopoldo Machado, Yasmin Gonçalves (10), diz que deseja seguir a carreira de direito e faz um alerta a toda população: “As aulas foram maravilhosos e eu aprendi muito. Viver dependendo das drogas não acrescenta nada na vida das pessoas e sempre digo aos meus amigos para estudarem muito e se formarem. Esse é o único jeito de vencermos estes desafios”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.