quarta-feira, 31 de julho de 2019

Prefeitura de Queimados promove capacitação para Policiais Militares do 24º Batalhão

Iniciativa visa capacitar agentes de segurança pública para o atendimento de pessoas LGBT e acontece nesta quinta (1)
 
Kathellen Islyne - De acordo com relatório divulgado em 2018 pelo Ministério dos Direitos Humanos, a cada 23 horas o Brasil registra uma morte por homofobia. Nesse contexto, uma polícia preparada para lidar com esse tema pode salvar a vida de milhares de pessoas. Por isso, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados promoverá um dia de capacitação para os agentes da Segurança Pública do 24º Batalhão, nesta quinta (1), no Centro de Cidadania LGBT Baixada II. A iniciativa visa apresentar aos agentes a realidade da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros (LGBT) e aprimorar o atendimento nas unidades de segurança.

Em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Políticas Públicas LGBT, a gestão municipal oferecerá um treinamento com participação de psicólogos, assistentes sociais e profissionais da área judicial para falar sobre atendimento, abordagem e atuações dos policiais baseadas em casos reais.

De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, a cidade está trabalhando para o enfrentamento da homofobia e em prol da assistência da pessoa vítima de preconceito. “Em Queimados a população LGBT pode contar com um espaço que garante sua cidadania. Estamos buscando sempre promover políticas públicas voltadas à conscientização e ao atendimento dessa parcela da população, que tem direito também à proteção e à segurança”, conta o gestor.

Segundo o Secretário da Pasta, Carlos Roberto de Moraes, a qualificação garante uma redução nos casos de abuso de autoridade. “Visamos qualificar o maior número possível de policiais para que possam atender cada vez melhor o público LGBT. A formação nessas capacitações contribui diretamente para a redução de casos de abuso de autoridade, pois prioriza a abordagem empática e compreensiva no atendimento e acompanhamento em casos de homofobia”, conclui o gestor.

 O Centro de Cidadania LGBT Baixada II fica na Rua Rua Otília – 1495 – Queimados (Rua do Fórum), funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h e atende pelo telefone (21) 3698-6441.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.