sexta-feira, 26 de julho de 2019

Queimados abre inscrições para 38 cursos gratuitos

CEU Planeta Futuro já capacitou mais de 6 mil pessoas para o mercado de trabalho. Auxiliar de Recursos Humanos (RH), Administração e Logística são as novidades


IMG Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Jéssica Moreira - Quem precisa de capacitação para incrementar o currículo deve ficar atento: a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, abrirá 1371 vagas em oficinas e cursos profissionalizantes gratuitos no Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro. Graças à iniciativa “Cultura em Ação”, o espaço já capacitou mais de 6 mil pessoas para o mercado de trabalho.

As oportunidades são para aulas de designer de unhas, designer de sobrancelhas, maquiagem, produção de penteado, corte e escova, barbeiro, padeiro, lancheiro, confeiteiro, fotografia, artesanato (comum e em feltro), informática, inglês, corte e costura, modelagem industrial, dança mix, ginástica, DJ, teatro infantil, desenho, dança de salão, violão/guitarra, contrabaixo, teclado, bateria, canto, clarinete, trombone, trompete, violino, violoncelo, saxofone, flauta doce e flauta transversa. 

Para se inscrever, basta ir à sede da SEMUCTUR - localizada na Rua Macaé, 430, São Roque - dias 30 e 31 de julho, a partir de 9h, com documentos de identidade, CPF, comprovante de residência (originais e cópias) e 1 kg de alimento não-perecível. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada e o interessado poderá se inscrever em apenas um curso.   

As novidades deste ano são os cursos de Auxiliar de Recursos Humanos (RH), Administração e Logística oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem - SENAC em parceria com a gestão municipal. São 180 vagas e as inscrições acontecerão dia 2 de agosto. Para estas oportunidades, os interessados devem ter concluído o Ensino Fundamental e comparecer ao CEU Planeta Futuro portando os seguintes documentos: identidade, CPF e comprovante de escolaridade (originais e cópias), além de 1Kg de alimento não-perecível.

Certificado que gera renda

Nesta quinta-feira (25), mais 400 certificados de conclusão foram entregues aos alunos dos cursos de confeiteiro, padeiro, lancheiro, corte e costura, corte e escova e produção de penteado. As cerimônias aconteceram no Teatro Delcy de Souza e contaram com a presença do Secretário da Pasta, Marcelo Lessa.

“É uma satisfação muito grande ver este trabalho mudando vidas. Nosso maior foco é oferecer perspectivas de emprego e renda para pessoas de todas as idades e evitar que nossos jovens enveredem por caminhos errados. É um bairro completamente transformado e a cidade toda tem sentido esse reflexo”, declarou o gestor. 

Uma das beneficiadas pelo projeto, a dona de casa Gilda da Silva (59) conta que
sempre gostou da área de culinária e viu na oficina de padeiro uma oportunidade de aumentar a renda da família. “Sempre quis aprender a fazer pão e graças a esta iniciativa consegui. Me animei e vou continuar os módulos de confeiteiro e decoração de bolos (cake designer). Tem sido muito bom para minha autoestima, pois vamos envelhecendo e muita gente acha que não podemos mais fazer nada. Me renovei como profissional aqui”, contou a moradora do bairro Jardim Alzira. 

Outro aluno que expandiu os horizontes profissionais graças ao curso foi Jhonatan Moura (29). Morador de Duque de Caxias, o jovem passou uma temporada na casa da mãe só para aproveitar a chance de se formar como padeiro. “Eu já tinha trabalhado como ajudante, mas queria a certificação para conseguir ter a carteira assinada. Já consegui trabalho e agora estou usando o dinheiro para comprar algumas máquinas e abrir minha própria padaria”, contou feliz o rapaz.

Confira os dias, horários e faixas etárias de cada curso:





















14 comentários:

  1. Menores de idade e obrigatório responsavel legal?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite eu queria de desasdesaymeombracelha.

    ResponderExcluir
  3. Menores de idade e obrigatório ir com responsavel legal?

    ResponderExcluir
  4. Que horas comeca as inscrições ??

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei triste nao consegui chegei as 4 da manha e nao d e u para prgar o numero para faser o curso

    ResponderExcluir
  6. Eu quero fazer de Rh na parte da tarde.

    ResponderExcluir
  7. Fiz a inscrição do curso de libras e não tive mais notícias nenhuma

    ResponderExcluir
  8. Fiz a inscrição do curso de libras e não tive mais notícias desde o ano passado

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de por meus filhos como faço

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de fazer o curso auxiliar de cozinha confeiteiro padeiro

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.