sexta-feira, 5 de julho de 2019

Queimados promove palestra em alusão ao ‘Dia do Orgulho LGBT’


Nesta quinta-feira (4) o Centro de Cidadania LGBT Baixada II lembrou os 50 anos de Stonewall

Kathellen Islyne - Há 50 anos se iniciava o estopim da luta por respeitos da população LGBT em um bar na cidade de Nova York chamado Stonewall. Para lembrar esta data que deu início a diversas manifestações contra a homofobia, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, promoveu, nesta quinta-feira (4), uma palestra educativa sobre o tema com o objetivo de conscientizar e garantir os direitos dessas pessoas, no Centro de Cidadania LGBT Baixada II.

Naquele ano o ponto de encontro dos marginalizados da sociedade era um dos bares mais conhecidos que recebiam o público LGBT, o Stonewall Inn. Na madrugada de 28 de junho de 1969, a repressão policial agressiva contra os frequentadores do local gerou revolta e pela primeira vez a multidão resolveu revidar os ataques. No dia seguinte, as ruas de Nova York começaram a lotar de manifestantes protestando e carregando a bandeira com o famoso arco-íris.
 
Durante o evento, o palestrante João Gomes fez uma retrospectiva da luta pela causa desde o acontecido até os dias de hoje. Mesmo assim, o professor garante que o movimento não começou na década de 70. “Antes mesmo de Stonewall, a parcela marginalizada da comunidade LGBT já se fazia presente e utilizava o que podia para lutar e fazer de seus corpos um protesto e marco dos direitos e cuidados uns com os outros”, conta o historiador, militante e morador do bairro Fanchem.

A Presidente da ONG Casinha de Atendimento a População LGBT, Natalia Pasetti, foi convidada para apresentar seu trabalho e comentou sobre a dificuldade das pessoas que mais sofrem com a LGBTfobia. “A maior parte da população trans, lésbicas que não performam feminilidade e gays afeminados não têm espaço no mercado de trabalho formal, muitos acabam entrando para a prostituição. Por isso, estamos lutando, para que eles tenham oportunidades criando meios de contato direto com as empresas através da nossa organização”, relata a palestrante.

Queimados na luta contra LGBTfobia

Na Baixada Fluminense, Queimados é a segunda cidade do estado a oferecer um espaço de políticas públicas voltado para a população LGBT. O Centro de Cidadania LGBT Baixada II presta atendimento gratuito à comunidade, e conta com uma equipe de advogados, psicólogos e assistentes sociais. A unidade, que fica localizada na Rua Otília, 1495 (rua do Fórum), oferece serviços direcionados à comunidade, familiares e amigos vítimas de discriminação e violência homofóbica.

De acordo com o Prefeito Carlos Vilela a cidade está trabalhando para o enfrentamento a homofobia e assistência da pessoa vítima de preconceito. “A população LGBT da Baixada Fluminense pode contar com um espaço que garante sua cidadania. Estamos buscando sempre promover políticas públicas voltadas a conscientização e atendimento sobre a homofobia. A cidade está sempre pronta para acolher essa população e oferecer atendimento especializado”, conta o gestor.

Para o Secretário da Pasta, Carlos Roberto, o local oferece um ambiente seguro para a comunidade. “A luta contra a LGBTfobia ainda é longa. O Brasil registra uma morte por homofobia a cada 16 horas, segundo dados do Disque 100 em 2018 foram registradas 667 ligações de denúncia de violência física. Por isso temos um local onde toda pessoa LGBT vítima de violência e as pessoas ao seu redor se sintam seguras para realizar denúncias e serem acolhidas”, concluiu o gestor.

LGBTfobia é crime! Disque Cidadania LGBT: 0800 0234567 ou Disque 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.