terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Alimentação e Nutrição ganham destaque em Queimados


I Fórum da área técnica acontece nesta quarta (11), na sede da Secretaria de Saúde

Kathellen Islyne - Cuidado com o que comemos. Esse é o principal motivo que levou a Prefeitura de Queimados a promover, através da Secretaria Municipal de Saúde, o I Fórum da Área Técnica de Alimentação e Nutrição. A iniciativa irá reunir os profissionais da área atuantes no município, nesta quarta (11), às 8h30, no auditório da Secretaria de Saúde (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, 1170 - Vila Pacaembu), para debater o enfrentamento a obesidade e as formas de avaliação nutricional.  

Segundo a secretária da pasta, Dra. Lívia Guedes, o primeiro fórum do departamento irá abordar o sistema de enfrentamento a obesidade. “ O Sisvan é um sistema de vigilância alimentar e nutricional, queremos implementar esse sistema na vivência dos nossos pacientes, principalmente aqueles em quadro de obesidade. Estamos sempre trabalhando para cuidar da saúde dos nossos moradores”, afirma a gestora.

Para a coordenadora do departamento de nutrição, Jéssica Justo, a obesidade é o segundo fator de risco em doenças crônicas. “A população brasileira apresenta, atualmente, taxas crescentes de prevalência de excesso de peso e obesidade. Que se torna o segundo fator de risco mais importante de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes, cirrose, câncer de cólon, de reto e de mama, entre outras. É uma doença multifatorial, recidivante e muitas vezes silenciosa, e se não prevenida e cuidada corretamente, tem um impacto devastador na vida do indivíduo”, concluiu a nutricionista.

A cidade oferece atendimento nutricional no Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher (CEMEQ), na Clínica da Família Julio Barros, Casa do Idoso e no Centro de Tratamento de Hipertensão de Diabetes. Os interessados devem procurar o clínico e pedir encaminhamento para a especialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.