sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Lançamento de livros escritos por alunos queimadenses reúne grande público nesta sexta (17)

Autores mirins publicaram 342 obras inspiradas em biografias. Cerimônia aconteceu na Escola Municipal Profª. Maria Corágio Pereira Xanchão

IMG Thiago Loureiro/PMQ-SEMCOM
André Uchôa - A pequena Jhúlya dos Santos (7) não imaginava que um dia se tornaria uma escritora. Muito menos que isso aconteceria tão cedo. A aluna do 1º ano na Escola Municipal Professora Maria Corágio Pereira Xanchão, localizada em Queimados, foi um dos 342 autores mirins a lançar livros inspirados em suas trajetórias de vida. O evento contou com a presença de pais, amigos e docentes em uma manhã de autógrafos realizada na própria unidade, nesta sexta-feira (13).

“Estou muito feliz em lançar meu primeiro livro. Eu nunca tinha feito uma coisa assim e estou emocionada por fazer isso.” Já a mãe da nova escritora, a dona de casa Janete dos Santos (44), relembrou os obstáculos vencidos pela filha. “Ela passou por diversos problemas de saúde quando pequena, até mesmo ser desenganada pelos médicos. Hoje estamos aqui lançando esse lindo livro”, contou a moradora do bairro Vista Alegre.

Com direito a autógrafos, tapete vermelho e muitos flashs, os alunos oficializaram de vez sua entrada na lista de escritores da literatura brasileira na cerimônia de lançamento da obras, que também contou com a presença do prefeito Carlos Vilela, do secretário municipal de educação, Lenine Lemos, e do representante da Editora Estante Mágica, Robson Melo.

Além de escreverem suas histórias, os estudantes também ilustraram as páginas das aventuras que escolheram contar. “O desenrolar deste projeto foi magnífico. Junto aos professores, colocamos em prática cada passo e apenas auxiliamos os alunos. Eles foram os protagonistas desse projeto. Estou muito feliz em poder presenciar esse evento”, contou a diretora da unidade, Elen Alves.

Parceria que deu certo

As publicações só foram possíveis foi graças ao projeto implementado pela unidade junto à Editora Estante Mágica, que visa estimular a publicação de livros escritos por alunos da educação infantil e fundamental.  “A educação não só muda a vida da pessoa, mas a transforma em seu interior. Eu estou muito feliz em ver nossos pequenos engajados no mundo da literatura, pois agora são verdadeiros escritores. Essa é a certeza que estamos no caminho certo, que é proporcionar oportunidades. Parabenizo a todos os professores pela dedicação e agradeço imensamente à editora que nos ajudou na realização deste sonho”, enfatizou o prefeito, Carlos Vilela

Para o Secretário de Educação, professor Lenine Lemos, é importante potencializar as habilidades dos alunos e isso tem sido observado nesta gestão. “Nosso papel é acreditar no potencial dos alunos. A partir disso vencemos grandes obstáculos para proporcionar uma educação justa e democrática capaz de abrir portas”, concluiu o educador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.