segunda-feira, 30 de março de 2020

Queimados confirma o primeiro caso do novo coronavírus

Ao todo, 20 pessoas - sendo 17 moradores e 3 não residentes - estão sendo monitoradas e aguardam os resultados dos exames realizados do Laboratório Central

Aline Lopes - A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou o primeiro caso de Covid-19 na cidade. Uma mulher de 27 anos testou positivo para a doença no domingo (29) após realizar o exame em uma clínica particular, localizada na Barra da Tijuca. O último boletim epidemiológico, realizado nesta segunda-feira (30), mostra que o município da Baixada Fluminense agora conta 20 casos suspeitos. As outras ocorrências foram descartadas.

A moradora de Queimados está em isolamento domiciliar e em situação estável. A moça é enfermeira e trabalha em dois hospitais na cidade do Rio de Janeiro, onde pode ter sido contaminada. A jovem está sendo acompanhada pelas equipes de monitoramento da Secretaria de Saúde da cidade da Baixada Fluminense.

O caso ainda está sendo notificado à Secretaria de Estado de Saúde, que em seu último boletim divulgado no domingo (29), não contabilizou o município e mostrou que o Rio de Janeiro tem 600 casos confirmados e 17 óbitos.

De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, medidas têm sido tomadas na região para evitar o surto da doença na cidade. “Estamos trabalhando diariamente para evitar a proliferação do vírus. Tomamos uma série de medidas e, atualmente, estamos montando um hospital de campanha no espaço anexo ao CETHID para receber possíveis casos de Covid-19. A unidade terá 20 leitos com equipes 24 horas e equipamentos essenciais no combate à doença”, destacou o gestor.

Conheça a doença

O novo coronavírus (Covid-19) é uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse seca, febre, fadiga persistente e dificuldade de respirar. A principal forma de contágio é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse, espirros, gotículas de saliva ou coriza.

Para prevenir a doença é importante que lave regularmente as mãos com água e sabão ou limpe com álcool em gel, evitar tocar no rosto, higienizar com frequência os objetos de uso pessoal e evitar abraços, beijos e apertos de mão.

Caso apresente algum sintoma da doença, procure a unidade de saúde mais próxima de casa.

5 comentários:

  1. Deus tenha piedade de nós juntos vamos vencer sem essecao de craze ou raça juntos seremos maio e um apoiando o outro Deus acima de tudo ame3

    ResponderExcluir
  2. Olha tudo isso são cumprimentos de profecias, estamos vivendo nos últimos dias, Jesus falou ,que haveria pestilência,falta de amor se quiserem saber mais acesse www.jw.org

    ResponderExcluir
  3. Tudo mentira!, o prefeito não se encontra na cidade desde o dia 21/03, ninguém sabe onde se encontra, não tem leitos, não tem hospital pronto e muito menos equipamentos de respiração mecânica, tudo mentira que está sendo postado nesse blog.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, o prefeito daqui nao cejo desde o ano passado, e vire mexe vou por ali abastecer meu carro e nao vi isso ai não

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.