quarta-feira, 1 de julho de 2009

700 alunos de Queimados são formados pelo Proerd

Pais e responsáveis de cerca de 700 alunos de nove escolas municipais de Queimados lotaram o ginásio da Escola Municipal Metodista, nesta quarta-feira, 01º de julho, para participarem da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O programa consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir o abuso de drogas e violências entre e contra crianças e adolescentes.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Lenine Lemos, o Proerd foi desenvolvido nas escolas da rede pública de Queimados ao longo do primeiro semestre do ano letivo e teve como objetivo afastar as crianças das drogas. “Alunos de nove escolas da nossa rede participaram de um excelente trabalho desenvolvido pela Polícia Militar do nosso Estado de combate às drogas. Esta parceria entre duas grandes instituições é para ser comemorada porque traz uma proposta de mudança de vida para nossos alunos e seus familiares”, frisou o secretário que também parabenizou os policiais que participaram da formação dos alunos.

O Proerd é um programa da Polícia Militar direcionado a crianças na faixa etária de 09 a 11 anos de idade (5º ano de ensino fundamental) e surgiu de uma adaptação do Projeto DARE (Drug Abuse Resistence Education), ou seja, “Educar para Resistir ao Abuso de Drogas”, um Projeto americano de prevenção ao abuso de drogas nas escolas desenvolvido por policiais fardados dos E.U.A. No Brasil é desenvolvido com o auxílio do Livro do Estudante organizado em 17 lições.

Segundo o comandante do 24º BPM (Queimados), tenente-coronel Heraldo, a formatura das crianças representa uma vitória em cima das drogas. “Nós, policiais militares, que lidamos com situações de violência diariamente ficamos muito felizes todas as vezes que formamos alunos no Proerd porque sabemos que as crianças são multiplicadoras das mensagens que os instrutores passam para eles e conseguimos atingir também seus pais e responsáveis. É com muita alegria que vejo as crianças e os pais conscientes da importância de resistir às drogas. Todos são vencedores”, ressaltou o comandante.

O prefeito do município, Max Lemos, destacou a importância de projetos como o Proerd no desenvolvimento da crianças e do adolescente. “Todos os dias ouvimos sobre o aumento do índice de violência em todo o mundo. Aqui em Queimados temos ouvido que o índice de criminalidade tem diminuído, graças ao trabalho integrado dos poderes públicos. É muito bom ver aqui crianças e responsáveis conscientes que lugar de criança é na escola, livre da violência e dizendo não às drogas. Parabéns a todos os alunos, pais, professores e policiais pelo excelente trabalho”, afirmou o prefeito.

O Proerd no Estado

A implantação do Proerd do Estado do Rio de Janeiro no ano de 1992 foi uma conseqüência do interesse da Polícia Militar em desenvolver um projeto de prevenção voltado para um maior esclarecimento da população, em especial a de menor faixa etária, a respeito dos diversos aspectos relacionados às drogas. Policiais Instrutores do Proerd passam por um processo de seleção e os aprovados recebem um treinamento especial, quando aprendem habilidades de comunicação e noções de técnicas de ensino, psicologia e dinâmicas de grupo, informações sobre as drogas e relações interpessoais.

Hoje, decorridos quase dezesseis anos, o Proerd é um enorme sucesso, e já está presente em todos os estados brasileiros e existem mais de três mil policiais militares instrutores em atividade nas escolas de todo país, onde mais de 4,5 milhões de alunos já participaram do Programa. No município de Queimados, área do 24º BPM, este ano serão formados cerca de 700 alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.