sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Agentes de Controle de Vetores conscientizam alunos de Queimados sobre a dengue


Alunos das redes pública e particular aprenderam como se prevenir do mosquito 

Agentes visitam mais de 40 escolas
Agentes de endemia da Secretaria Municipal de Queimados visitaram mais 40 escolas nesta quinta-feira, dia 25. A iniciativa teve como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de combater o mosquito da dengue, Aedes egypt.    

Durante todo o dia, os alunos aprenderam que com ações simples como: vedar caixas d’águas, limpar as calhas de casa com freqüência, preencher areia nas bordas dos vasos de plantas, não deixar pneus e garrafas expostos às chuvas, entre outras atitudes podem ajudar a combater à proliferação do mosquito. Além da palestra educativa, agentes distribuíram informativos da campanha “10 Minutos contra a Dengue”, da Secretaria de Saúde do Estado. 

Índice de Infestação  

Segundo uma parcial do último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), referente a outubro deste ano, o Índice de Infestação Predial (IIP) em Queimados é de 1,14%. De acordo com a Divisão de Controle de Vetores (DCV) do município, o índice é considerado de médio risco e um dos menores nos últimos cinco anos. Os parâmetros para avaliação de risco são: baixo (0% até 0,99%), médio risco (1,00% até 3,99%) e alto risco (acima de 4,00%). 

O mosquito transmissor da dengue vive e se reproduz dentro das nossas casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, diminuindo o risco de transmissão da doença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.