sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Queimados tem maior investimento na Educação da história do município

Acreditando na máxima em que o investimento na educação de qualidade é um dos principais fatores que asseguram um prognóstico ainda mais promissor para a cidade, Queimados continua não medindo esforços em prol do desenvolvimento nessa direção. Desde 2009 a Educação no município deu um salto significativo em busca da excelência dos projetos e práticas pedagógicas na Rede. Uma das primeiras medidas foi criar novas vagas, aumentando de 13.500 para 16 mil o número de alunos, além de implantar - em toda a rede - o desjejum.

Todos os alunos passaram a receber os novos uniformes, sempre no início do ano, nas cores da cidade e um tênis de mola, com design moderno. Ações desenvolvidas em parceria com o governo federal, através do Plano de Ações Articuladas, como cursos de formação continuada e o Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação também são iniciativas constantes e já conhecidas pela comunidade escolar. Outro exemplo de sucesso é o Pró Letramento - Formação Continuada para professores em Linguagem e Matemática – que os qualifica a ministrar o Reforço Escolar, possibilitando os alunos que estivessem com dificuldades pudessem ter aulas no contraturno.

Em relação à infraestrutura, a Escola Municipal Scintilla Exel, uma das maiores unidades escolares do município já está recebendo reforma. Somando um total de R$ 8,5 milhões de investimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), todas as unidades serão totalmente reformadas.  As escolas municipais Batista, Professora Diva Teixeira Martins, Waldick Cunegundes Pereira e Washington Manuel também serão totalmente informatizadas com acesso gratuito à internet, receberão biblioteca, quadra poliesportiva e refeitório amplo. Com a construção das duas novas unidades nos bairros São Jorge e Ponte Preta, além da reforma em todas as escolas, a estimativa é que Queimados inicie 2013 com mais de 17.500 alunos matriculados.

Planejamento e qualificação garantem o segundo maior Ideb da Baixada

Através de investimentos em qualificação voltados para o corpo docente, adesão de livros paradidáticos e um novo modelo de gestão escolar, a cidade saiu do nono para o segundo lugar no ranking da Baixada, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, até o 9º ano com média 4,3. A média nacional estabelecida para os anos finais é de 3,3 e a cidade teve crescimento considerável nos anos iniciais, pulando de 3,9, em 2007, para 4,3, em 2011.

A Escola Municipal Luiz de Camões alcançou o índice record de 5,2, saindo da casa dos 3,8 dos anos aneriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.