quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Queimados apresenta Plano Local de Habitação de Interesse Social

Visando consolidar ainda mais a política pública habitacional do município e garantir à população o acesso à moradia digna e de qualidade, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Habitação e Obras, apresentou nesta quarta-feira (17/10), no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha, o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Instituído por lei federal – nº 11.124/2005 – o Plano tem como objetivo diagnosticar e promover o planejamento das ações do setor habitacional, além de dar as devidas orientações e diretrizes para regulamentar e alavancar as ações em prol da habitação de interesse social.

A elaboração do PLHIS é dividida em etapas e, nesta primeira fase, a equipe da Secretaria de Habitação e Obras se reuniu com representantes da empresa responsável pela consultoria, ICAU Arquitetura e Urbanização Ltda., para apresentar alguns dados obtidos através de levantamentos iniciais já reunidos pelos técnicos. Para a arquiteta e consultora responsável, Cristina Nacif, a importância do encontro se dá por conta das especificidades de cada município. “A dinâmica de Queimados está mudando e isso já é perceptível. Com o crescimento da cidade é preciso se antecipar e fazer algumas adaptações, um ponto muito positivo foi constatar que a iniciativa pública já está se preparando para lidar com a questão do déficit habitacional na região”, destacou a arquiteta – elogiando o desempenho dos técnicos da Secretaria.

Na ocasião, os bairros da Paz, do Carmo e São Miguel foram detectados com um dos maiores índices de pobreza. De acordo com a secretária de Obras, Cleide Moreira, as três áreas já contam com projetos de saneamento e pavimentação, além do investimento de R$ 31 milhões, através do PAC 2, no Jardim da Fonte, para a estrada que ligará Queimados a Engenheiro Pedreira, Vila Central, Nossa Senhora da Conceição, Vila Guimarães, Estrada Carlos Sampaio, Parque Santiago e Morro da Torre. “Nosso foco é na habitação de interesse social. Assim poderemos planejar e saber exatamente quais serão as áreas que precisamos aplicar, de maneira mais emergencial, os recursos a serem adquirido e como podemos requalificar as construções precárias já existentes”, explicou a secretária de Obras.


Queimados convoca população para participar da construção do PLHIS

A etapa seguinte da elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social será no próximo dia 07 de novembro para dar o pontapé inicial na construção do PLHIS. Técnicos e sociedade civil poderão apresentar propostas para serem aproveitadas e utilizadas no Plano.

O Plano de Habitação de Interesse Social é um plano participativo que pretende captar informações de representantes de todos os segmentos da sociedade para disponibilizar ao município um diagnóstico mais preciso e que possibilite saber exatamente as condições das moradias da população. Temas como qualidade de moradia dos habitantes do município, carência de serviços de infra-estrutura e regularização fundiária também serão discutidos.

Queimados foi um dos primeiros municípios do Brasil a assinar o termo de convênio com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal para adesão ao Programa “Minha Casa, Minha Vida”, em que são construídas casas e apartamentos destinados à população que recebe até R$ 1.600,00 por mês. Até o primeiro semestre de 2012, mais de 20 mil famílias já haviam sido cadastradas.

Das 3.500 novas unidades habitacionais em construção na cidade, 220 foram entregues só no Belmonte e as 1.500 moradias no bairro Valdariosa também já foram concluídas e inauguradas. O empreendimento ganhou ainda o prêmio 2011 de melhor Empreendimento de Interesse Social do Brasil – Faixa 1, pela Associação dos Dirigentes de Empresas do mercado Imobiliário (ADEMI). O condomínio se destaca pela construção diferenciada por seguir o conceito de bairro planejado com total infraestrutura urbana – ruas pavimentadas, sinalizadas e iluminadas, com redes de água e esgoto. O condomínio conta também com parquinho para as crianças e espaço gourmet.

2 comentários:

  1. Quero saber se eu posso mim escrever para os sorteios de casas populares e como devo fazer.

    Se possível me mande a resposta pelo meu e-mail
    joanaadm.rj@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Como fazer a inscrição para os sorteios de casas populares como devo proceder.
    se possivel enviar para andellopes@hotmail.com

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.