terça-feira, 2 de outubro de 2012

Atenção Básica e Saúde Mental são temas de fórum em Queimados



Articular ações e estabelecer propostas em prol do atendimento aos pacientes que sofrem transtornos mentais. Esse foi o objetivo do “Fórum Intersetorial de Saúde Mental e Atenção Integral ao uso de Álcool e outras Drogas de Queimados” realizado nesta segunda-feira, dia 1° de outubro, no Teatro Municipal Metodista.  

Sob o tema “Desinstitucionalização: Uma mudança no cuidado de pessoas com vulnerabilidade psicossocial”, o fórum tratou em implantar grupos de trabalho com outros setores (Secretarias municipais, entidades governamentais e não-governamentais) na melhoria da rede de Atenção à Saúde Mental. Participaram do fórum, as equipes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) e representantes do Conselho Municipal de Saúde. 

Para a diretora do Departamento de Saúde Mental, Kizzy Canavezes, o fórum serve para estabelecer um diálogo com outros setores públicos na participação dos serviços de saúde oferecidos aos pacientes. “O fórum serve para facilitar o acesso dos pacientes aos serviços de saúde. Por exemplo, após os encontros tentamos estabelecer ações conjuntas voltadas à Cultura, Esporte, Educação, entre outros. Com isso, estabelecemos novas redes intersetoriais de atendimento”, explicou Canavezes, que é psicóloga. 

O encontro que é bimestral contou ainda com palestras de profissionais da área como: psicólogos, diretores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), e até depoimento de pacientes em tratamento contra o alcoolismo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.