segunda-feira, 12 de maio de 2014

Arquiteto e urbanista visita Queimados para desenvolver projeto de requalificação do centro do município

Fotos: Felipe Bragança
Felipe Carvalho-Rio. O Município de Queimados recebeu nesta segunda-feira, 12, a visita do Arquiteto e Urbanista do Atelier Metropolitano, Jorge Mario Jauregui, que entre os principais trabalhos do currículo estão a autoria do projeto do teleférico do Complexo do Alemão e da Rambla de Manguinhos. Acompanhado pelo Secretário Municipal de Urbanismo, André Bianche e pelo colega de trabalho, o Arquiteto e Urbanista, Leandro Balbio, Jauregui visitou o entorno da estação ferroviária, comércio local, transporte, vias e passeios públicos. 

O objetivo foi conhecer de perto as demandas do município para elaborar um projeto de requalificação do centro e tentar inseri-lo no TOD (Transit Oriented Development), que em português significa Desenvolvimento Orientado para o Trânsito e estabelece metas e obrigações para incluir a cidade na rota de investimentos internacionais. Além de intervenções urbanísticas, o projeto ainda pretende centralizar o acesso aos meios de transportes como ciclovias, rodoviárias e pontos de meios de locomoção alternativos.

O TOD, que será desenvolvido através da parceria da Prefeitura de Queimados, com o Governo do Estado, a Supervia e o Banco Mundial, busca maximizar o acesso ao transporte público, em conjunto com o desenvolvimento urbano, que intenta unificar, em um raio de 500 a 825 metros, em volta da estação ferroviária, polos que agregam valores sociais como centros comerciais, hospitais e escolas. O custo estimado do plano é de R$ 500 mil e a entrega prevista é para o início de 2016.

De acordo com o Secretário de Urbanismo André Bianche, as visitas constantes de profissionais reconhecidos no mercado da arquitetura são indicadores do crescimento do município. “Queimados hoje é um ponto focal para estudo dos grandes arquitetos e urbanistas. Para nós que planejamos uma grande reestruturação no centro da cidade é sempre bom receber profissionais com projetos reconhecidos no mercado. É um indicador de crescimento da cidade”, afirmou Bianche.

De acordo com o Arquiteto e Urbanista, Jorge Mario Jauregui, foi uma surpresa ver que Queimados está crescendo com ordenação urbana. “O que precisamos é ampliar a arborização, adequando-a nas ruas, praças, às margens dos rios. É uma forma de colorir a cidade. Acredito nessa relação harmônica entre a massa verde e massa construída. Outra questão que vamos trabalhar é a da mobilidade urbana. Estou muito surpreso com o que vi aqui na cidade, especificamente pela escala de proximidade. É um município que cresce com ordenação das vias públicas. Vamos elaborar um projeto que trata do desenvolvimento futuro da região”, disse Jauregui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.