segunda-feira, 26 de maio de 2014

Queimados terá centro unificado de esporte e cultura


As obras do centro de artes e esportes unificados estão a todo vapor, no município de Queimados. Com três mil metros quadrados de área construída, a Praça do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) vai oferecer em um mesmo local, atividades e serviços culturais, práticas esportivas e lazer, formação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e telecentros para inclusão digital. A unidade vai contar com dois edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer: CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada. O centro unificado está sendo implantado na Rua Nilópolis, no antigo campo de futebol do São Roque FC.

O custo total da obra é de R$ R$2.191.829,29. O prazo estimado de conclusão é para setembro de 2014. O município tem como responsabilidade a disponibilização dos terrenos, gestão, manutenção e funcionamento dos locais. Na última semana, o prefeito de Queimados, Max Lemos e o Secretário Municipal de Obras, Elerson Alves, realizaram uma visita à obra idealizada em conjunto com os Ministérios da Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e Trabalho e Emprego. A Praça integra num mesmo espaço físico programas e ações setoriais destes Ministérios, visando à promoção da cidadania e a redução da pobreza.

De acordo com o Prefeito Max Lemos para acomodação de todos os equipamentos, a praça contará com o remanejamento de trecho da Rua Nilópolis onde será construída uma nova via de acesso. “Encontra-se em estudos de viabilidade a ampliação do campo de futebol bem como a construção da nova sede administrativa e operacional do clube do São Roque (vestiários, sala de arbitragem, administração, depósito e salão amplo para reuniões e eventos). Estamos transformando toda a cidade, porque acreditávamos que era possível. Fizemos projetos e corremos atrás de recursos junto aos Governos Federal e Estadual para concretizá-los. Hoje, estamos colhendo os frutos de tudo que plantamos”, disse Max.

Cultura, esporte e lazer

Para o Secretário Municipal de Obras, Elerson Alves, levar cultura, entretenimento e lazer à população é uma das prioridades do centro unificado de esporte e cultura. “As obras estão a todo vapor e representam o enfrentamento da violência e da pobreza, a formação cidadã e geração de trabalho e renda. Esse investimento também compreende a cultura como vetor essencial à melhoria do ambiente social e apoia o desenvolvimento econômico da região. Queremos promover através desta praça um processo de desenvolvimento mais abrangente e qualificado da região”, destaca Elerson.


A obra foi comemorada pelos moradores do Bairro São Roque. Para Cleonildo Farias Silva, 60, ex-presidente do Clube do São Roque a conquista significa mais cultura e lazer. Nascido e criado na localidade, Cleonildo ressaltou que o espaço será de entretenimento e também vai disponibilizar oportunidades de formação. “Aqui, pessoas de várias idades terão espaço para esportes, lazer, convívio, formação artística e intelectual. Esta obra vai transformar a vida do bairro. Sempre foi meu sonho que nossa localidade fosse reconhecida pela prática esportiva. Se meus pais estivessem vivos estariam transbordando de alegria”, concluiu Nido emocionado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.