segunda-feira, 12 de maio de 2014

Queimados terá Campanha de Combate à Exploração Sexual Infantil

Em 2013, campanha também foi realizada na praça 
Informar e incentivar a importância de fazer denúncias. Esse é objetivo da Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados que através Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) vai começar nesta semana à Campanha Nacional de Combate à Exploração Sexual Infantil. Sob o tema “Denuncie, Faça Bonito! Proteja Nossas Crianças e Adolescentes da Violência”, durante todo o mês de maio equipes da Secretaria e do CMDCA vão distribuir nas escolas e praças públicas panfletos informativos que explicam às crianças e adolescentes sobre o tema. 

A intenção será conscientizar os alunos sobre a importância de denunciar casos de abuso e propagar o tema aos demais amigos e colegas. Na terça e quarta-feira, dias 13 e 14 de maio, assistentes sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Conselho Municipal irão fazer uma palestra no Ciep 396 - Luiz Peixoto, das 9h às 16h, e na Escola Municipal Leopoldo Machado, às 14h, respectivamente, para dar esclarecimentos sobre o assunto e da importância de denúncias. 

Para a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Rosalino (foto), a maior arma da campanha contra quem comete esses abusos é a informação. “Vamos às escolas abordar esse tema em sala de aula. Queremos que eles tenham acesso à informação de como podemos combater à exploração sexual. Nossa maior arma contra isso é a informação. Nos panfletos serão divulgados os telefones para fazer as denúncias”, contou a secretária Ana Paula. 

Na próxima sexta-feira, dia 16, às 9h, integrantes do CMDCA de Queimados vão participar do Seminário de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, organizado pela Rede Criança Baixada, no Uniabeu de Nilópolis. O objetivo será implantar políticas públicas contra exploração e abuso infantil, além de ampliar a rede de proteção às crianças e adolescentes.     

Ação de conscientização nas Praças           

No dia de 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A escolha da data é uma lembrança do caso Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, que foi sequestrada e estuprada em Espírito Santo, em 1973. Desde então o dia é um símbolo de luta contra a exploração e violência sexual infantil.

Para não deixar o dia cair em esquecimento pela sociedade, a Secretaria Municipal de Assistência Social vai realizar no dia 19 de maio uma ação de conscientização abordando pedestres e motoristas, nas Praças dos Eucaliptos e Nossa Senhora da Conceição, no Centro. 

A ação vai consistir em distribuir panfletos informativos sobre a campanha durante todo o dia. Para fazer denúncias de abuso, as pessoas podem entrar em contato com o Disque 100, através dos telefones do Creas (21) 2663-2251) e do Conselho Tutelar de Queimados (21) 2665-1221, das 8h às 17h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.