segunda-feira, 5 de maio de 2014

Queimados sedia etapa de abertura do campeonato regional de judô da Baixada Fluminense

Fotos: William Wallace
Felipe Carvalho-Rio. Tatames, faixas, quimonos, arquibancada lotada e até roda de capoeira para abrir os trabalhos. Assim foi o cenário da competição de abertura do campeonato regional de judô da Baixada Fluminense realizada no último domingo, 4, no Ginásio Municipal de Esportes de Queimados. O evento promovido pela Federação Estadual da modalidade, através do núcleo da Baixada da Fluminense, em parceria com a Prefeitura contou com a participação de 9 academias e mais de 280 atletas, sendo 86 deles alunos da Vila Olímpica da cidade anfitriã, que disputaram em seis categorias: chupeta, sub 9, sub 11, sub 13, sub 15 e sub 18.

Para o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro o campeonato serve para integrar atletas que praticam o esporte na região. “É uma honra sediar uma competição deste porte há cinco anos consecutivos, por isso através do Prefeito Max Lemos demos toda a estrutura necessária para a realização da atividade. Isso faz com que a cada dia aumente o interesse das pessoas pela prática do judô. O objetivo de realizar o campeonato na cidade é proporcionar disputas saudáveis com o intuito de incentivar os nossos jovens para serem campeões no esporte e na vida”, frisou Monteiro.

O coordenador da Federação de Judô do Rio de Janeiro, núcleo Baixada, João Sena ressaltou o crescimento do judô na Baixada. “Queremos desenvolver o judô na Região e para isso, fazemos essa interação entre as academias e consequentemente descobrimos novos talentos. Os resultados têm sido positivos principalmente porque os profissionais estão unidos com o objetivo de difundir o esporte. Um exemplo deste sucesso é o título do o campeonato panamericano conquistado por uma judoca da Baixada Fluminense. Essa conquista serve para coroar a Baixada que é um celeiro de talentos quando se trata de esporte”, destacou Sena.

Resultados positivos

A judoca em questão é a componente da equipe Lijur, Tainá Lemos, que conquistou o título panamericano em El Salvador e ficou em primeiro lugar na categoria Sub 15 no campeonato realizado em Queimados. A atleta conta que o grande sonho é um dia chegar às olimpíadas. “Acredito que este é o objetivo principal de todos que praticam esporte. Por isso treino pesado e tento seguir a risca as orientações da minha equipe técnica”, disse Tainá. Quem também fez bonito foi o atleta da Vila Olímpica da cidade anfitriã, André Luiz, 11, que conquistou a medalha de ouro pelo segundo ano consecutivo. “Há seis anos pratico judô na Vila e o meu desempenho tem melhorado a cada dia. Não só no esporte em si, como também na escola e dentro de casa”, contou André, campeão na categoria Sub 13.

Inscrições abertas


A Vila Olímpica de Queimados recebe ao longo de todo ano inscrições para diversas modalidades. Os interessados em ingressar gratuitamente na prática esportiva do Judô é só comparecer ao local. (Avenida Maracanã, s/nº - Vila Pacaembu). As aulas acontecem segunda e quarta pela manhã e terça e quinta no período da tarde. É preciso ter entre 7 e 18 anos e está munido dos seguintes documentos: Identidade, CPF e comprovante de residência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.