sexta-feira, 16 de maio de 2014

Queimados promove segunda etapa do Curso de primeiros socorros para mestres de artes marciais

                                                                                              Fotos: Leone Araújo
Leandro Machado, Rio - A Prefeitura de Queimados irá realizar a segunda etapa do Curso de primeiros socorros voltado para área desportiva, indicado para artes marciais.  As aulas serão ministradas por agentes da Defesa Civil de Queimados, com apoio das secretarias municipais de Esporte e Lazer e Educação, no próximo domingo (18), das 8 às 18 h, na Vila Olímpica da cidade (Avenida Maracanã, s/n, Vila Pacaembu). De acordo com a organização, cerca de 30 mestres e professores, vindos de várias regiões do Estado, participarão das atividades. Especialistas nas práticas de Wushu, Kung- fu , Tai Chi Chuan e Lian Gong, precisarão de noções básicas de atendimento aos adeptos às artes de origem chinesa, para continuar a exercerem a profissão. O curso também é aberto para a sociedade civil.

Este é primeiro curso aplicado no Estado do Rio de Janeiro para esta finalidade. Os responsáveis por ministrar as aulas serão o Coordenador de atividades educacionais preventivas da Defesa Civil, Carlos Rogério, e o Chefe de Emergência Operacional, André Faria. As aulas também terão apoio da Federação de Wushu e Kung Fu Tradicional do Estado do Rio de Janeiro (FWKTERJ). Nesta segunda etapa os alunos vão aprender noções de traumas e clínicos, Técnica AVDT (Alerta, Verbal, Dor e Inconsciência), Hemorragias, Procedimentos RCP (Respiração Cárdio-Pulmonar), transporte de acidentados e retirada de vítimas de escombros e veículos, entre outros temas.

O Secretário Municipal de Defesa Civil, Belé Brazão, falou sobre a iniciativa para trazer mais segurança para a prática esportiva: “Devemos sempre cuidar das vidas e esse curso é essencial para um cuidado maior no caso de algum incidente. Estarei lá e recomendo a todos”, disse o secretário. O professor de artes marciais, Antônio Amorim fala sobre a realização do evento precursor na cidade de Queimados: “A importância é ímpar, pois a arte marcial vem avançando muito. Por exemplo, Lian Gong, realizada como atividade terapêutica, é a segunda mais feita do mundo e aprovada pela organização mundial de saúde. Todo cuidado com a vida é pouco e vamos nos destacar nisso”, disse Professor Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.