sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Abrigo Municipal completa aniversário em Queimados

Prefeitura realiza trabalho especial voltado à recuperação de crianças e adolescentes vítimas de violência, abandono e abuso sexual



Leandro Machado - Com direito a músicas, refrigerante, salgadinhos e muitas histórias de superação, o Abrigo Municipal de Menores, em Queimados, na Baixada Fluminense, comemorou, nesta sexta-feira (17), seu 11° Aniversário de fundação. Só neste ano, o local que representa muitas vezes refúgio para casos de abandono, violência, estupro, entre outros crimes cometidos contra crianças e adolescentes, já recebeu sete crianças vítimas de violação de direitos. Destes, dois já foram reintegrados às famílias.

Para mudar o rumo de centenas de vidas marcadas pela dor e pelo medo, a Prefeitura de Queimados, através da secretaria de Assistência Social, realiza um trabalho de recuperação que conta com acompanhamento médico, psicológico e direito à educação. Lá, as vítimas encontram muito mais que apenas um lar, recebem carinho, apoio e uma nova perspectiva de futuro melhor.


Desde 2006, o Abrigo Municipal de Queimados já recebeu cerca de 750 crianças. Um dos deveres da instituição é reestabelecer os vínculos entre a criança e a família, afinal, apenas 10% dos acolhidos no local são realmente órfãos. O vice-prefeito, Carlos Machado, reiterou o apoio do poder executivo à política de Assistência Social: “Sabemos da importância de locais como este e da responsabilidade dos profissionais que aqui atuam. Temos muitas vidas reconstruídas aqui. Podem contar sempre com a Prefeitura de Queimados”, destacou.


Em números absolutos, 243 crianças voltaram para suas famílias, enquanto outras 42 foram adotadas. Também existem casos de transferências e evasões. O secretário municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, destacou a importância dos abrigos municipais na cidade: “Nós temos uma das melhores estruturas na região, sem contar com os grandes profissionais que temos aqui. Na verdade, Queimados é o único município que tem abrigos para menores e a adolescentes”, destacou.

Parceria com outras instituições 

O promotor de Justiça da Vara da Infância e Adolescência, Rafael Camargo Namorato, parabenizou o trabalho realizado no local: “Reitero os elogios feitos aqui. Trabalhamos em parceria e os resultados têm sido bons. Estamos sempre fazendo de tudo para melhorar cada vez mais”, disse.
 
Júlia Pessoa, coordenadora do abrigo, comandou uma homenagem feita às pessoas que se destacaram nestes onze anos de existência da entidade. “Sabemos tudo que estamos colhendo hoje é trabalho de uma uma vida de dedicação de muitas pessoas. Queremos honrar a todas elas e nos preparar para muitas lutas que virão”, disse. Também estiveram presentes ao evento os secretários de Cultura, Marcelo Lessa, de Ambiente e Proteção dos Animais, Cacau Nogueira, as subsecretárias Gaby Chernicharo (Combate às Drogas), Romilda Machado (Habitação) e Luciana Lins (Obras), além de representantes do Conselho Tutelar. 

Fotos: Leandro Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.