segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Para organizar o espaço público e colocar ordem na casa

Prefeitura de Queimados realizará operações em ponto de encontro de moradores. Comércio terá novas regras para acomodar clientes

Imagem: Portal Queimados
Jéssica Moreira - Quem passar pela Praça das Palmeiras na próxima sexta-feira (10) vai presenciar a ação “Choque de Ordem”, promovida pela Prefeitura de Queimados, através da Secretaria de Segurança e Ordem Pública. Agentes municipais vão circular pelo local para coibir irregularidades, como: o uso de bebida alcóolica por menores, a venda e o descarte inadequado de garrafas de vidro, a atuação de ambulantes, o estacionamento em locais proibidos, entre outras ações em um dos principais locais de encontro entre os moradores aos fins de semana. A ação terá início a partir das 9h e se estenderá pela madrugada.  

A iniciativa, que foi idealizada de forma conjunta entre a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e o 24º Batalhão da Polícia Militar, teve o primeiro teste na última sexta-feira, quando foi feito um trabalho piloto, que contou com o apoio do Conselho Tutelar, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  

De acordo com o secretário de Segurança e Ordem Pública, Elias José, o trabalho acontecerá por tempo indeterminado e deverá ser ampliado em breve para outras áreas da cidade.  “Vinha ocorrendo uma aglomeração aqui de quase  mil pessoas, muitas delas menores. Com isso, era comum haver venda irregular de bebida alcoólica e drogas. Outra questão problemática é relativa às garrafas de vidro, que podem ser jogadas pra cima ou na multidão, causando ferimentos”, afirmou.

Imagem: SEMUSOP
Mudanças no comércio

Além da fiscalização, a ação serviu ainda para orientar os comerciantes da região sobre a nova determinação da prefeitura, que estipula horários específicos para os bares colocarem mesas e cadeiras nas calçadas, e a liberação de um espaço de dois metros para o trânsito público. “Os estabelecimentos podem acomodar clientes em mesas e cadeiras nas calçadas entre 18h e 5h, desde que haja deixem 2 metros para a livre passagem de pedestres. Essa medida visa a segurança de todos e evita acidentes nos dias de maior movimento”, declarou Elias José.

Ainda segundo o gestor, neste primeiro momento o Choque de Ordem prezará por orientar e notificar os comerciantes para que regularizem suas situações, a fim de garantir o lazer dos moradores sem nenhuma irregularidade. As novas medidas foram publicadas no Diário Oficial do município do dia 3 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.