quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Queimados fecha convênio pioneiro com Instituto Federal de Educação e quer se tornar referência em Cultura


Prefeitura abrirá as portas de estágio, a partir de março, para os estudantes do IFRJ, campus Nilópolis, que farão pesquisa e mapeamento sobre os indicadores Culturais da cidade

Leandro Machado - A Prefeitura de Queimados saiu na frente e foi a primeira a fechar um convênio de estágio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Nilópolis. A partir de março, alunos do Curso de Produção Cultural da instituição vão iniciar um estudo no município, que visa a elaboração de projetos e pesquisas de opinião sobre os indicadores culturais em diferentes regiões da cidade.  O estágio não terá vínculo empregatício, a duração máxima será de dois anos  e a jornada será de até 30 horas semanais.

A seleção dos estudantes será feita pelo próprio IFRJ, logo após o Carnaval. O convênio assinado pelo prefeito Carlos Vilela, pelo secretário de Cultura, Marcelo Lessa e pelo Diretor Geral do IFRJ, Wallace Wallory Nunes, possibilitará que, além da Secretaria de Cultura – idealizadora da iniciativa –, outros órgãos do município solicitem estagiários para atender demandas das respectivas Pastas.  “Estamos em conversas adiantadas para conseguirmos trazer um campus do IFRJ para Queimados”, revelou o prefeito.

Nesta semana, o secretário de Cultura, Marcelo Lessa visitou a sede do instituto para sacramentar o acordo com o diretor-geral da unidade, Wallace Valory. “Além de servir como modelo para que o instituto leve este trabalho a outros municípios da Baixada, a proposta reunirá as principais demandas na área levantadas pelos próprios moradores. O papel dos estagiários será fundamental para a prefeitura entender onde e como fazer investimentos culturais”, destacou Lessa.

Elaboração de projetos e pesquisa nos bairros

Os estagiários já iniciarão suas jornadas com dois focos determinantes: Terão a missão de ajudar os técnicos da secretaria de Cultura na elaboração de projetos para enquadrar nas leis de fomento, ampliando assim a autonomia financeira da secretaria de Cultura e contribuindo com os produtores culturais locais e farão a pesquisa de indicadores culturais, que vai ajudar a definir onde devem ser empregados os recursos da cultura, como as áreas que a população deseja mais investimentos, por exemplo, se almeja por mais oficinas culturais, salas de cinema, biblioteca ou até mesmo espetáculo nos bairros.

De acordo com o ator e produtor cultural Leandro Santanna, responsável pela coordenação do trabalho com os estagiários, diversas áreas serão abordadas pelo estudo, entre elas: teatro, dança, artesanato, música, cinema, literatura, cinema, turismo cultural e artes plásticas. “O grupo de estudantes vai entrevistar moradores de diversos bairros e depois publicaremos os gráficos da pesquisa”, concluiu.

Fotos: Tiago Loureiro

Um comentário:

  1. Fico muito feliz pela parceria firmada entre a minha cidade e o meu campus do IFRJ, acredito que muitos colegas de produção poderão ser beneficiados por esta oportunidade. Também gostaria de sugerir que fossem feitas parcerias visando outros cursos do instituto como os técnicos em Química, Controle Ambiental e manutenção de sistemas de informação , o bacharelado em Química e as licenciaturas em Matemática, Física e Química, beneficiando ainda mais alunos,sendo alguns, como eu mesma, moradores da cidade que precisam percorrer grandes distâncias para cumprir suas cargas horárias de estágio.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.