segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Agentes de Defesa Civil são treinados para a apicultura


Órgão conta com plantão 24 horas para a solicitação do serviço que tem por objetivo evitar a proliferação de abelhas e marimbondos  

Leandro Machado - A preocupação com a proliferação de abelhas e marimbondos ganhou atenção especial da Prefeitura de Queimados. Afinal, as picadas destes insetos, em alguns casos, podem ser fatais e com as altas temperaturas registradas nos termômetros do Rio nos últimos meses, em especial na Baixada Fluminense, todo cuidado é pouco, pois cresce o risco de ataque. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Defesa Civil iniciou a preparação dos seus agentes para lidarem com a remoção dos enxames. O curso prático é ministrado por apicultores independentes do próprio município e a última aula foi realizada no final de semana, em um apiário localizado em Piraí, no Sul Fluminense.

As ocorrências para acabar com os insetos são muito comuns. Segundo os dados da Defesa Civil, cerca 90 chamadas foram computadas pelo órgão só em janeiro deste ano. Na última semana, três colméias foram retiradas no Centro de Queimados pelos agentes municipais. E a remoção de abelhas e marimbondos deve ser feita com muito cuidado, afinal, matar os insetos, desde 2014, é considerado crime ambiental. O gestor da pasta, Davi Brasil, que também participa do treinamento, alerta para o perigo de pessoas não preparadas tentarem remover os enxames: “Se a pessoa for alérgica, uma picada pode ser fatal. Por isso, todo cuidado é pouco ao lidar com colônias de marimbondos e abelhas em casa”, destacou.

Nas ocorrências em Queimados, os agentes são treinados para fazer a retirada e levar as colméias aos cerca de 20 apicultores que trabalham no município. A secretaria dispõe, além do profissional, de roupa especial e caixa de transporte para a remoção dos insetos da área urbana. “Ao verificar a presença de abelhas ou marimbondos em suas residências, o morador deve manter a calma e, de forma alguma mexer na colméia. Os insetos só atacam se forem provocados. De forma alguma devem jogar combustível, atear fogo, ou realizar qualquer outra ação”, destacou o secretário.

A Defesa Civil está de prontidão durante 24 horas para prestar serviços à comunidade e os profissionais são qualificados e bem preparados para atuar em ocasiões variadas. Para entrar em contato com o órgão, o munícipe deve ligar para 2665-7749 e agendar o serviço de remoção. “A retirada, preferencialmente, deve ser feita à noite, pois diminui a área de possível ataque dos insetos, pois sua visão fica muito prejudicada no período noturno”, concluiu Davi Brasil. 

Cuidados para evitar picadas de abelhas e marimbondos


Usar roupas claras, pois as escuras atraem as abelhas; não use perfume, sabonete, loção pós-barba e spray fixador para cabelo; evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo à colméia; não grite, não use máquinas barulhentas: as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos; tenha cuidado ao entrar em local que possa abrigar colméia; examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados; ensine as crianças a se precaver e não molestar as abelhas.

Os especialistas concordam que o melhor método para escapar de um ataque de abelhas é cobrir a cabeça e correr para um abrigo: ao correr, trate de proteger o rosto e os olhos, tanto quanto possível. As picadas nas costas e no peito, ataques mais prováveis, serão menos graves do que as que ocorreriam no rosto.

Os efeitos das picadas das abelhas variam de intensidade, na dependência do número de ferroadas e da sensibilidade do indivíduo ao veneno, que causa três efeitos no organismo: neurotóxico - atua sobre o sistema nervoso; hemorrágico - aumenta a permeabilidade dos capilares sanguíneos; hemolítico - destrói os glóbulos vermelhos do sangue.

Um comentário:

  1. Muito bom. Treinamento é sempre bem vindo. Aprender nunca é demais. Parabéns.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.