quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Queimados é o único município da Baixada a oferecer Reabilitação Cardíaca gratuitamente

Pacientes com complicações cardiovasculares podem se tratar em programa que é referência em toda a região

Jéssica Moreira - Quem se recupera de um infarto ou é diagnosticado com uma doença do coração dificilmente acredita ser possível voltar a praticar atividades físicas. Para desmistificar essa crença, existe a Reabilitação Cardíaca, serviço oferecido gratuitamente a 174 pacientes cadastrados no CETHID (Centro Especializado de Tratamento em Hipertensão e Diabetes), localizado em Queimados, na Baixada Fluminense. Entre os objetivos do Programa estão a melhora do condicionamento físico, a qualidade de vida e a redução de fatores de risco associados a doenças cardiovasculares.

Um dos beneficiados do tratamento é o professor aposentado Paulo Cesar Abrantes, 69, que deixou de passar por uma cirurgia graças ao tratamento. “Faço parte da reabilitação há sete meses. Cheguei a ser indicado à cirurgia por conta de insuficiência cardíaca, mas, como o procedimento não era urgente, fiz outras avaliações e fui encaminhado ao Programa de RC. Desde então, não sinto mais taquicardia e nem desconfortos. Além disso, cada dia conheço um novo grupo de pessoas, dá pra fazer muitos amigos”, contou o morador do bairro Vila São João.

O Programa conta com uma equipe de profissionais que abrange diversas áreas da medicina – cardiologia, fisioterapia, educação física, nutrição, enfermagem e psicologia – e realiza 600 atendimentos por mês.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Lívia Guedes, o serviço é importante para devolver a capacidade dos pacientes realizarem atividades tidas como ‘simples’ para a maioria das pessoas.

“Alguns dos benefícios relatados pelos praticantes da Reabilitação Cardíaca são coisas do cotidiano, como estender roupas no varal, atravessar uma passarela ou alcançar um armário alto. É a devolução da independência física deles alcançada com o auxílio do Programa. Além disso, o convívio com os outros pacientes em igual situação é positivo para a autoestima”, afirmou.

Exercícios variados

Durante uma hora, três vezes por semana, os 174 participantes realizam exercícios de alongamento, musculação e aeróbica. As séries de atividades são preparadas de acordo com avaliações clínicas prévias, como as realizadas por Lidiane Nantet, educadora física do setor, que funciona desde agosto de 2016.

“Antes de o paciente iniciar o programa, passa por vários exames (teste ergométrico e ecocardiograma, por exemplo) para que não haja nenhum risco à sua saúde. Depois, analisamos se ele fazia alguma atividade física antes da doença ou era sedentário. Os exercícios são passados de acordo com a patologia de cada um, observando sempre a velocidade, o peso e o tempo adequados”, afirmou a profissional.

Tratamento exclusivo para Hipertensos e/ou Diabéticos

Imagens: Tiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Vânia Rabello, Diretora Médica do CETHID - única da Baixada Fluminense a oferecer o serviço gratuitamente e que atende os 11 municípios da região Metropolitana I -, conta que a preocupação com o bem estar dos pacientes do Programa é constante.

“Os pacientes considerados de baixo risco são reavaliados pela cardiologia a cada 3 meses e os de risco moderado ou alto, mensalmente. A palavra de ordem é devolver a qualidade de vida a eles e é muito bom que possamos oferecer esse tipo de serviço, referência em toda a Baixada Fluminense”, declarou a diretora. 

Vale ressaltar que o Programa tem critérios clínicos específicos a serem observados pela equipe médica da unidade, que atende exclusivamente pessoas diagnosticadas com hipertensão e/ou diabetes. Para receber atendimento na unidade é preciso apresentar - além do encaminhamento médico ou guia de referência - cartão do SUS, comprovante de residência e documento de identidade originais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.