terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Reforço para a Educação Especial: Queimados convoca 14 cuidadores de alunos

Rede municipal passa a contar com 49 profissionais que atuam no desenvolvimento de estudantes com deficiência. Aulas começam em 4 de fevereiro

Jéssica Moreira - A rede de ensino especial de Queimados acaba de ganhar um reforço de peso para o ano letivo de 2019. Isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, convocou 14 cuidadores aprovados em concurso público para tomar posse e começar a atuar em 4 de fevereiro, quando se iniciam as aulas das escolas municipais. Com o acréscimo, a rede municipal contará com 49 profissionais que trabalharão tanto em sala de aula, como nas salas de recursos multifuncionais, que são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para prover condições de acesso, participação e aprendizagem aos alunos com deficiência e/ou transtornos de desenvolvimento matriculados na rede pública de ensino regular.

De acordo com o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, o chamamento se deu por conta do aumento de atendimento a crianças especiais na rede municipal. “Temos agora 13 salas de recursos para a evolução dos nossos alunos e houve essa necessidade de aumentar a equipe de cuidadores. As atividades acontecem duas vezes por semana no contraturno escolar. Nos espaços, é oferecido um atendimento específico para cada caso, no qual a ludicidade é utilizada para incentivar as potencialidades dos alunos”, afirmou o gestor.

Além das 13 salas de recursos, a rede de ensino de Queimados também conta com o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ). No equipamento, funcionam oficinas pedagógicas como letramento, psicomotricidade, Educação de Jovens e Adultos (EJA), estimulação infantil, matemática e raciocínio lógico, desenvolvimento fonológico e arteterapia, além de  atividades voltadas para os responsáveis e familiares dos estudantes durante o atendimento.

8 comentários:

  1. Meu filho tem sequelas de paralisia
    cerebral,Mais vai pra noite. E falaram que não tinha cuidador o que faço

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, aonde que eu vejo a lista de convocados?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! As convocações são publicadas em nosso site oficial:

    http://semad.queimados.rj.gov.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Depois que entrar no site, aonde devo clicar?
      Desde já agradeço por ter me respondido.😘

      Excluir
    3. Depois que entrar nesse site, procuro aonde os convocados para o concurso? Desde já agradeço.

      Excluir
  4. Acesso à informação (Portal da Transparência)-> Diário Oficial.

    ResponderExcluir
  5. Estou sabendo que o concurso de 2015 foi prorrogado. Mas, não vejo divulgação da lista dos convocados como foi nos concursos anteriores.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.