segunda-feira, 18 de março de 2019

9ª Conferência discute o direito igualitário à saúde em Queimados


Evento elegeu novo Conselho Municipal e delegados para a Conferência Estadual de Saúde

Fotos: Igor Lima 
Leandro Machado - Sob o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios e Financiamento do SUS”, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu entre os dias 15 e 17 de março a 9ª Conferência Municipal sobre o tema. O evento, que aconteceu no Teatro Metodista, elaborou propostas para a garantia de melhoria da saúde pública e o financiamento adequado e suficiente do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de palestras sobre o direito à saúde e da funcionalidade do SUS como prioridade, a conferência promoveu a eleição de oito delegados e dois convidados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde (dias 24, 25 e 26 de maio). Também foram escolhidos 20 conselheiros titulares e 20 suplentes para compor o Conselho Municipal de Saúde pelos próximos quatro anos. Na ocasião, também foi comemorado o Jubileu de Prata de Controle Social, com um convidado especial: o ex-prefeito de Queimados Dr. Jorge Pereira.

O Prefeito de Queimados, Carlos Vilela, esteve presente na abertura do evento, ao lado do vice-prefeito Machado Laz, e falou da importância de realizamos a conferência em nosso município. “Este encontro marca um momento de debate, de troca de conhecimento. É importante para entendermos a importância da saúde pública e dos nossos mecanismos, como o SUS. Todo morador de Queimados merece uma equipe que ofereça os recursos necessários para uma saúde de qualidade, por isso estamos trabalhando arduamente, por exemplo, para inaugurar nossa maternidade ainda este ano”, conta o gestor.

Para a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, a Conferência foi um sucesso e conseguiu elaborar propostas para avançar na melhoria do serviço oferecido à população. “Esta etapa de conferências nos capacita para batalhar por uma saúde pública melhor e de qualidade, nesse momento estamos ganhando um espaço para discutir propostas que melhorarão a saúde, graças ao trabalho conjunto da gestão e dos conselhos nesses espaços, declarou.



Uma das integrantes da mesa de abertura do encontro, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Queimados, Maria da Penha Oliveira, destacou a importância de ter um conselho atuante na cidade. “Para podermos atender as pessoas e oferecer saúde de qualidade é preciso que tenhamos repasses de verba e para isso acontecer é necessário um conselho que atue e que sejam realizadas as conferências. Sem um conselho atuante não recebemos repasse, sem repasse a saúde não será um direito de todos”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.