segunda-feira, 25 de março de 2019

Domingo de cultura e lazer até debaixo d'água em Queimados

Projeto 'Artes Aquáticas - Versando com a Cultura Negra' contou com exposições de quadros, performances na piscina, roda de samba e de capoeira, dança de rua e baile charme

Fotos: Felipe Bragança
Aline Lopes - Um show de cultura e cidadania dentro e fora da piscina: assim foi a exposição “Artes Aquáticas - Versando com a Cultura Negra”, realizada no domingo (24), no Parque Aquático Free Willy. Organizado pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania e em parceira com os Golfinhos da Baixada, o evento teve como objetivo promover as artes contemporâneas e comemorar o “Dia Internacional contra a Discriminação Racial”, que aconteceu na última quinta-feira (21).

O dia ensolarado foi apenas um complemento para o evento. Quem brilhou mesmo foram os artistas da Produtora de Artes Visuais Desvio, que levaram diversas atrações para o público. Entre as atividades desenvolvidas ao longo do dia, estavam exposições de quadros, performances na piscina, roda de samba e de capoeira, dança de rua e baile charme.

Ao apreciar algumas exposições de arte, o Prefeito Carlos Vilela falou sobre a importância de proporcionar momentos de cultura e lazer aos queimadenses. “Incentivar os projetos culturais da cidade é um compromisso da gestão. É uma satisfação muito grande poder presenciar essa exposição tão rica e inusitada”, afirmou o gestor.

O Coordenador de Políticas Públicas de Igualdade Racial, Jorge Dahl, acredita que ter um espaço para mostrar a cultura negra e africana ajuda a combater o preconceito. “Antigamente, os negros eram proibidos de entrar na piscina, pois achavam que eles iriam sujar a água por causa da cor. Foram muitos anos de luta para conquistar o nosso espaço na sociedade, mas não podemos parar por aqui, ainda temos muito o que combater para sermos vistos como um cidadão como os outros”, concluiu.


Um dos expositores, Dom Avelino (64), levou três de suas obras para embelezar ainda mais o evento. “Acho muito importante ter um espaço para os artistas de Queimados mostrarem as suas obras. A minha casa, por exemplo, se tornou o meu museu particular e a minha vida é a grande responsável pela minha inspiração artística” afirmou o morador do Vila Tinguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.