sexta-feira, 29 de março de 2019

Saúde LGBT é tema de capacitação para servidores públicos em Queimados

Palestras e dinâmicas marcaram o encontro como tema “Diversidade, Cidadania e Saúde LGBT”. Evento aconteceu no auditório da SEMUS nesta sexta (29)

Kathellen Islyne - Respeito é um direito de todos. Por isso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma capacitação para servidores públicos da área da saúde com o tema “Diversidade, Cidadania e Saúde LGBT”. O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (29), no auditório da SEMUS contou com a participação de cerca de 30 funcionários municipais.

O objetivo da iniciativa é capacitar o servidor para o atendimento do público LGBT e sensibilizar a equipe para tornar a relação com os pacientes mais humana e consciente. As palestras foram ministradas  por Karine Fernandes (assistente social do estado), Carlos Henrique (psicólogo federal e sócio fundador do projeto Divã Colorido) e a assistente social do município, Ana Marcia. Temas como a terminologia adequada na abordagem e acolhimento dos pacientes (sexo, gênero, identidade de gênero e orientação sexual) foram debatidos.

A Secretária de Saúde, Drª Lívia Guedes, contou como entendeu a importância do acolhimento a pessoa LGBT nos postos e hospitais. “Eu sempre tive o hábito de buscar meus pacientes na porta do consultório. Um dia conheci uma paciente transexual enquanto trabalhava numa unidade da rede privada e quando não colocaram seu nome social no cadastro e eu a chamei pelo nome de registro pude ver o quanto a constrangi. Depois desse momento, sempre a chamei pelo seu nome, assim como todos os meus pacientes que assumiram nomes sociais”, conta a médica.

Para a Coordenadora da Clínica da Família do bairro São Jorge, Emanoeli de Oliveira (32), é importante entender o conceito de preconceito para a população LGBT. “A gente tem que se relacionar com nossos pacientes, atendemos todo dia diversas pessoas e vir aqui para entender melhor como tratar e acolher essas pessoas é muito importante. É um grande aprendizado”, concluiu a técnica de enfermagem.

Segundo o Secretário da SEMDEHPROC, Luis Macedo, o atendimento a esta parte da população precisa ser cada vez mais pensado e discutido e, por isso, um espaço reservado para o acolhimento de cidadãos LGBT se fez necessário. “Conhecemos nossa cidade e sabemos como fomos criados em uma sociedade patriarcal, machista e preconceituosa, por isso a nossa Prefeitura abriu as portas para termos um local de acolhimento a essas pessoas vítimas da homofobia e da falta de sensibilidade com a comunidade. O Centro de Cidadania Baixada II é uma parceria entre o estado e o município que conta com atendimento jurídico, psicológico e assistencia social”, disse o gestor.

A cada 20 horas uma morre uma pessoa vítima de homofobia no Brasil. Para denunciar, ligue para o Disque 100.

Serviço:

Disque Cidadania LGBT: 0800 023 4567

Centro de Cidadania LGBT Baixada II

Local: Rua Otília – 1495 – Queimados (Rua do Fórum)

Atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 17h

Telefone: 3698-6441

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.