terça-feira, 12 de março de 2019

Mês da Mulher em Queimados: Clínica da Família do bairro Eldorado promove palestra sobre feminicídio

Evento contou também com coleta de preventivos para cerca de 70 pacientes. Programação continua em toda a rede básica municipal

Fotos: Thiago Loureiro
Aline Lopes - Durante o mês da mulher, elas são o centro das atenções. E quando se trata de saúde feminina, a Prefeitura de Queimados, na Baixada Fluminense, tem realizado diversas ações de prevenção e conscientização. Nesta terça-feira (12), por exemplo, foi a vez da Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho, do bairro Eldorado, oferecer um dia de cuidados que beneficiou cerca de 70 pacientes com coleta de preventivos e uma palestra sobre temas importantes como feminicídio, violência doméstica e a origem da data escolhida para celebrar o Dia Internacional da Mulher. As comemorações estão previstas para todo o mês de março nas unidades da rede básica de saúde do município.

“Essa data é muito importante para lembrarmos de todas as mulheres que lutaram para conquistar os nossos direitos e nossa liberdade. Aproveitamos a ocasião para alertá-las sobre a importância de denunciar casos de violência, seja ela física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes.

O dia de consulta médica de rotina da família da Flávia Maceó (28) foi diferente nesta terça. Enquanto aguardava o atendimento, ela, sua mãe, Aparecida Maceó (52) e suas duas filhas Jennifer e Kamile, aproveitaram para participar da palestra. “O atendimento aqui na unidade é muito bom, achei bacana a iniciativa da equipe de fazer esse evento para nós mulheres. Além de nos incentivar a cuidar da nossa saúde, nos faz ter mais disposição para correr atrás dos nossos sonhos”, concluiu a moradora do bairro Jardim da Fonte.

Em Queimados, a Prefeitura oferece uma gama de serviços especialmente voltados para as mulheres, como atendimentos de ginecologia, mastologia e pré-natal. Além disso, há também o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que atente as queimadenses vítimas de violência. O órgão, localizado a Estrada Lazareto, 85, Centro, oferece gratuitamente atendimentos psicológicos, jurídicos e de assistência social. Para mais informações ou denuncias disque (21) 2665-2508 ou 180.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.