sexta-feira, 8 de março de 2019

Saúde, atividade física e conscientização celebram Dia Internacional da Mulher em Queimados

Ações ofereceram serviços gratuitos como palestras, aula de zumba e aferição de pressão arterial 

Fotos: Igor Lima
Aline Lopes- Anas, Marias, Joanas, Marielles, Evas e muitas outras guerreiras lutam diariamente para conquistarem o seu espaço no mundo. Para homenageá-las e não deixar o Dia Internacional da Mulher passar em branco, a Prefeitura de Queimados, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, realizou uma série de ações nesta sexta-feira (8). Foram ofertados gratuitamente à população serviços como palestras educativas, aula de zumba, verificação de pressão e glicose e orientações sobre a Lei do Feminicídio.

Ao passar pela Praça Nossa Senhora da Conceição ou enquanto aguardavam o atendimento no Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher para consultas de rotina, as queimadenses puderam saber mais sobre a estrutura existente no município para atendê-las. Na área da saúde, por exemplo, há atendimentos de ginecologia, mastologia e pré-natal.
Além disso, há também o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que atende cerca de 150 mulheres mensalmente vítimas de violência física, mental, moral, patrimonial e sexual. O órgão, localizado na Estrada Lazareto, 85, Centro, oferece gratuitamente atendimentos psicológicos, jurídicos e de assistência social.


“Essa data é importante não só para desejarmos felicitações às mulheres que estão ao nosso redor, mas também para lembrarmos que não seriamos nada se não existissem essas guerreiras em nossas vidas. Aproveitamos a oportunidade para conscientizar a população sobre casos de violência, abusos e feminicídio que acontecem no nosso país. Precisamos dar um basta nisso”, declarou o Prefeito Carlos Vilela, acompanhado da primeira-dama, Lúcia Vilela, da Secretária de Saúde, Lívia Guedes e do Secretário de Direitos Humanos, Luiz Macedo.


Moradora do Centro, Francis Pires (63) acordou cedo para participar da aula de zumba. “Sempre ensinei ao meu filho que dia da mulher é todo dia. Precisamos de respeito, carinho e atenção dos nossos companheiros, pais, filhos e amigos. Fiquei muito feliz quando soube que teria uma atividade aqui perto de casa para comemorar essa data tão importante” afirmou a aposentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.