terça-feira, 2 de abril de 2019

Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado em Queimados


Palestra sobre inclusão na educação e homenagem em curso de Libras para servidores marcaram esta terça-feira (2)

Kathellen Islyne - Celebrado em 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo não passou em branco em Queimados, na Baixada Fluminense. A causa foi tema de ações realizadas pela Prefeitura durante a manhã desta terça-feira (2). Promovida pela Secretaria Municipal de Educação no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Metodista), a palestra “Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar”, realizada pelo doutor em educação Eugênio Cunha, levou a plateia a refletir sobre os desafios da inclusão no ensino. Entre os cerca de 200 presentes, estavam professores de sala de recursos, cuidadores, diretores, orientadores pedagógicos e educacionais, responsáveis, alunos de magistério, profissionais do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ) e autoridades.

“A palavra é inclusão, na educação, no dia a dia. Pessoas, principalmente crianças, com autismo precisam de atenção, cuidado e carinho. Nenhum preconceito vai mudar quem eles são e por isso nós devemos trabalhar para conscientizar as pessoas a mudarem o modo como as enxergam na sociedade”, declarou o Prefeito Carlos Vilela.

O Secretário da Pasta, Lenine Lemos, conta como a educação é fundamental no processo de entendimento do aluno e da família. “Podemos fazer a diferença na vida das crianças e de suas famílias. Se bem acompanhadas e com acesso à educação inclusiva podemos ter melhoras na interação com outros indivíduos e uma vivência produtiva da educação”, contou o educador.

Inclusão em dobro

Já na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, a homenagem à data foi realizada de um modo duplamente inclusivo. Isso porque o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) promovido pela gestão municipal para os servidores públicos da cidade promoveu uma experiência única pela conscientização do autismo. A presença de Carla Cristina, mãe de um jovem com autismo, emocionou os alunos. Ao ouvirem detalhes sobre sua vivência na luta contra o preconceito, os alunos do curso aprenderam sinais relacionados ao assunto e debateram sobre a importância da inclusão de todas as pessoas com deficiência.

A servidora participa do curso desde o início conta sobre o presente que recebeu de Deus. “Meu filho Walber, que tem 19 anos hoje, foi diagnosticado quando tinha apenas 5. Sei que o preconceito velado existe, até meu ex-marido tem problemas em aceitar quem meu filho é, mas eu sei que Deus me escolheu para cuidar e proteger meu filho”, compartilhou a moradora do Belmont.

Para o Secretário da Pasta, Luis Macedo, a existência da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência é um passo importante para a conscientização e inclusão dessas pessoas. “A criação de políticas públicas e de iniciativas da Prefeitura são um passo importante no entendimento da população para respeitarem e conhecerem melhor a realidade da pessoa com deficiência. O curso de LIBRAS, por exemplo, foi uma iniciativa que nos faz incluir mais a pessoa surda. Mas além disso precisamos focar em incluir todos os outros, pois merecem viver uma vida digna e de qualidade sendo quem são”, concluiu o gestor.

Um comentário:

  1. Onde estão os mais interessados pela inclusão? Excluidos! Os próprios autistas e seus respectivos responsáveis não são convidados a participar do belo evento feito pra tirar foto! Parabéns!

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.