quinta-feira, 18 de abril de 2019

Projeto que leva cinema e teatro a alunos municipais chega à Escola Carlos Pereira Neto

Parceria entre Prefeitura de Queimados, Governo Federal e empresa Deca promove ações culturais para crianças e jovens 
  
Jéssica Moreira - Teatro e cinema dentro da sala de aula: essa é a proposta do projeto "De Palma em Palma", que graças à parceria firmada entre a Prefeitura de Queimados, o Ministério da Cidadania, a empresa Deca (instalada no Distrito Industrial da cidade) e a Velloni Produções, promete ampliar o horizonte cultural de 150 alunos da Escola Municipal Carlos Pereira Neto, no bairro São Roque. Nos próximos três meses, estudantes do 2º e 4º ano da unidade aprenderão técnicas de atuação, produção e filmagem sem saírem do ambiente escolar. 

A iniciativa, que já passou pelas Escolas Municipais José Anastácio Rodrigues, no bairro Fazendinha, e Santo Expedito, no bairro de mesmo nome, é uma ação cultural que oferece a crianças e jovens da rede pública de ensino oficinas e apresentações culturais em diferentes segmentos artísticos como: teatro, dança, circo, música, contação de histórias e cinema alternativo. 

“A grande diferença desta edição do projeto é que incluímos noções de atuação para que os estudantes fiquem mais à vontade diante das lentes e possam desenvolver melhor suas ideias de roteiro. Após o fim do curso, teremos uma mostra com os trabalhos e a presença dos responsáveis e toda a comunidade local”, contou o queimadense e instrutor de cinema alternativo Walter Mesquita. 

Presente no lançamento do projeto em cerimônia realizada nesta quarta-feira (17), o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, comemorou a renovação do projeto na cidade. “O tema gerador da SEMED este ano é justamente sobre a arte de comunicar. Quando a criança aprende a buscar o melhor ângulo de uma foto, o melhor sorriso, a melhor cena de um filme, desenvolve habilidades importantes para o convívio social e isso é muito positivo”, afirmou o educador. 

Já o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, fez questão de destacar a mudança que tem ocorrido na região do bairro onde a escola funciona. “É muito gratificante trazer este projeto para o bairro São Roque, que já vem sendo transformado desde a inauguração do CEU Planeta Futuro, em 2016. Este é mais um ganho importante para nossos pequenos. Temos muitas novidades vindo por aí e parceiros do nível das organizações Deca só nos auxiliam neste processo”, declarou o gestor ao lado do Analista de Planejamento da Deca, David Cazer. 

Um comentário:

  1. Parceria em prol da Educação nas escolas não tem preço, Parabéns Prefeito Carlos Vilela pelo constante apoio e aos secretários de Cultura e de Educação por fazer tudo isso acontecer !!!!

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.