segunda-feira, 15 de abril de 2019

Prefeitura de Queimados promove formatura do curso básico de libras para servidores públicos

Evento acontece nesta terça-feira (16). Projeto capacitou agentes municipais para prestar atendimento à comunidade surda. 

Kathellen Islyne - Para encerrar o curso básico de LIBRAS que mobilizou os servidores públicos de Queimados, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, realizará nesta terça-feira (16) a formatura do projeto pedagógico que teve o intuito de capacitar os agentes municipais no atendimento à comunidade surda. A cerimônia acontece na sede da SEMDEHPROC, às 10 h.  
Reconhecida como meio legal de comunicação e expressão por meio da 10.436 de 24 de abril de 2002, a Língua Brasileira de Sinais é o segundo idioma oficial do país e a principal forma de comunicação dos deficientes auditivos.  

O prefeito, Carlos Vilela, fala da importância em entregar os certificados nas mãos dos servidores. “Essa iniciativa é inédita na história nossa cidade, pela primeira vez oferecemos aos nossos profissionais capacitação para se comunicar com a comunidade surda e é importante eles entenderem que são a conexão entre a prefeitura e os moradores. Entregar os certificados em suas mãos é um símbolo da responsabilidade que a prefeitura e os agentes estão assumindo com a população surda”, conta o gestor. 

Para o secretário da pasta, Carlos de Moraes, o curso abre portas para uma política pública voltada para a pessoa com deficiência. “Estamos cada dia trabalhando para tornar nossos serviços acessíveis para todos, junto à SEMED e à Coordenadoria de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência conseguimos chegar ao fim dessa jornada e preparamos dois funcionários de cada órgão municipal para este contato com o surdo em sua própria língua. A intenção é aumentar cada vez mais a oferta de capacitação gratuita ao nosso corpo de funcionários e, assim, contribuir para uma real inclusão”, ressaltou.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.