quarta-feira, 24 de abril de 2019

Projeto “Conectar Queimados” propõe mudanças para o entorno da estação de trem da cidade

Com foco na reestruturação urbana, proposta quer facilitar o acesso ao transporte, à moradia, ao trabalho e ao lazer. População pode participar com sugestões

Foto: Márcia Ribeiro
 Câmara Metropolitana de Integração Governamental
André Uchôa - O entorno da estação de Queimados, na Baixada Fluminense, está sendo estudado por especialistas que pretendem tornar a região mais atrativa e inclusiva para os moradores, comerciantes e visitantes do local. O fruto desse trabalho é o projeto Conectar Queimados - iniciativa da Supervia, com supervisão do Governo do Estado e parceria da Prefeitura Municipal de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo - que conta com financiamento do Banco Mundial. A proposta, que é pioneira em toda a Região Metropolitana, deverá ser concluída no segundo semestre de 2019.

A ideia tem como principal referência os princípios de Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOTS), conceito que visa estimular as cidades a serem cada vez mais compactas e favoráveis à utilização de transportes sustentáveis. Nesse contexto, o objetivo é facilitar o deslocamento dos passageiros que utilizam o trem e as linhas de ônibus, e também a locomoção, como a caminhada e a bicicleta. 

Imagem divulgação SEMUR
De acordo com o Subsecretário da Pasta, André Bianche, a iniciativa já é um marco na história da cidade. “Pela qualidade dos trabalhos que vêm sendo apresentados e pelo profissionalismo da equipe multidisciplinar envolvida, esse projeto será reconhecido, sem sombra de dúvidas, como um divisor de águas para a mobilidade urbana, com ganhos reais em desenvolvimento e qualidade de vida da população a curto e a longo prazo”, afirmou o arquiteto.

Além de colaborar com o deslocamento, o projeto de reestruturação tem o intuito de facilitar a integração da região, potencializando a proximidade entre as oportunidades de trabalho, moradia, comércio e lazer. O trabalho está sendo elaborado pelo Consórcio Conectar, formado pela ATP Engenharia, EDUTEC (Educação e Tecnologia LTDA) e pelo ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento). A ideia é tornar o atendimento das necessidades dos moradores, visitantes, e trabalhadores que circulam próximo da estação será mais rápido, e seus deslocamentos mais seguros e acessíveis.

Projeto visa participação da população

Para atingir tais objetivos, a participação e o acompanhamento das pessoas que transitam e utilizam o espaço do entorno da estação é fundamental. Durante as etapas do Conectar Queimados, o site do projeto será atualizado com notícias, documentos e atas das reuniões do projeto para que a população possa acompanhar as mudanças. Também será possível opinar sobre as modificações, fazer solicitações e sugestões através do portal (http://conectarqueimados.com.br). 

A partir dos resultados obtidos com a reestruturação na cidade de Queimados, a expectativa é que a proposta e o método utilizados sirvam de exemplo para outros municípios que também necessitam de melhorias nas áreas próximas aos corredores de transporte para promover uma mobilidade mais sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.