segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Queimados capacita servidores municipais para prevenção a desastres naturais

Curso ministrado pela Escola de Defesa Civil teve início nesta segunda-feira (13), na Estação Cidadania Planeta Futuro

Fotos: Igor Lima PMQ/SEMCOM
André Uchôa - Com o objetivo de capacitar os servidores públicos de Queimados para atuar em parceria com a Defesa Civil na prevenção e resposta a desastres naturais, a Prefeitura realizou, nesta segunda-feira (13), um treinamento junto à Escola de Defesa Civil. O primeiro dia de curso - que terá ao todo três dias de duração - aconteceu na Estação Cidadania Planeta Futuro e reuniu 39 agentes públicos. Ação faz parte do Curso Básico de Proteção e Defesa Civil.

Sob o tema "Gerenciamento de Desastres", a palestra foi ministrada pelo Tenente Coronel Gileno Alves, que ensinou aos servidores a realizar ações que compreendem desde a coordenação da crise quanto o atendimento e auxílio à população que está vulnerável ao risco. "A Defesa Civil tem um papel muito importante em caso de emergências na cidade, como as fortes chuvas que podem ocasionar um desastre. É importante que todo trabalho seja feito em equipe e rapidamente a cidade possa retornar à sua normalidade. Esse é um dos papéis exercidos pelo órgão", conta o Diretor da Escola de Defesa Civil.

Contente com o resultado e os esclarecimentos feitos no encontro, o Secretário de Defesa Civil, Vagner Duarte, enalteceu a importância do encontro. "Esse momento é muito importante para elucidarmos as ações pertinentes a cada secretaria e, claro, aos agentes da Defesa Civil municipal. Nosso trabalho vai além da gerência de emergências, também trabalhamos com prevenção e hoje estamos cumprindo mais uma etapa dos nossos objetivos. Quero agradecer a todos que participaram da aula", frisa o gestor.

Já para o Coordenador de Ações Preventivas, André Faria, esse alinhamento é fundamental para o compartilhamento de experiências. "Promover esse treinamento nos ajuda muito quando precisamos realizar ações de respostas em alguma emergência. Para tanto, precisamos minimizar a propagação do pânico e, perante a sociedade, mostrar que a Defesa Civil - junto ao poder público municipal - está no controle das ações", conta.

Cidade mais segura

Além de contar com um novo Plano de Contingências - documento que traça estratégias para evitar inundações e deslizamentos causados pelas fortes chuvas características do verão -, Queimados tem todas as áreas de risco mapeadas e vem realizando ações preventivas nessas locais. Qualquer pessoa que sentir-se ameaçada em algum local de risco, ou presenciar algum dano adverso, poderá entrar em contato com a Defesa Civil (Rua Manuel Augusto Muguet, nº 285 – Centro) através do telefone (21) 2665-7615.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.