quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

​Espaços públicos para a prática esportiva mudam realidades em Queimados

Conheça a história de Carlos Tomaz, que se tornou usuário frequente de equipamentos como a Vila Olímpica Barnabé dos Santos e a Academia ao Ar Livre Armando Ferrão

Adicionar legenda
André Uchôa - Uma vida ativa e saudável requer muita força de vontade e dedicação. Aos 60 anos, Carlos Tomaz é um exemplo de disposição ao praticar diariamente suas atividades físicas em aparelhos públicos disponibilizados pela Prefeitura de Queimados, na Baixada Fluminense. Além de correr todas as manhãs na Vila Olímpica do Pacaembu, o morador do bairro Campo da Banha também pratica musculação na Academia Pública ao Ar Livre Armando Ferrão e, ao fim do dia, realiza ciclismo pela cidade.
  
Sem esperar indicação médica, o idoso conta que tomou a decisão de aderir a um novo estilo de vida 15 anos atrás e que ficou mais fácil manter o ritmo graças aos equipamentos espalhados pela cidade. “Resolvi me tornar mais ativo em busca de uma vida melhor. Também cuido da alimentação e procuro comer sempre frutas e verduras na quantidade certa. Felizmente não faltam opções para quem quer se exercitar perto de casa. Tudo isso me dá energia e vontade para viver mais”, conta o técnico em refrigeração.

A expectativa de Carlos é corroborada por um estudo divulgado American Journal of preventive Medicine. De acordo com a publicação, pessoas que realizam pelo menos 2h30 de exercícios por semana vivem, em média, seis anos a mais que as sedentárias.

Orientação profissional gratuita​​

Uma das incentivadoras de Carlos na busca de um bom condicionamento físico é a professora de Educação Física Bárbara Veloso. Funcionária da Academia Pública ao Ar Livre Armando Ferrão, localizada no Centro de Queimados, a profissional é testemunha dos esforços diários empregados pelo idoso para cuidar da saúde.

“Ele é um exemplo de bons hábitos, bem como pessoas de várias idades que atendemos aqui. A questão da estética não é o principal, pois a grande maioria vem para academia em busca de uma saúde regular. Inclusive, temos relatos de pessoas que tiveram doses de medicamentos diminuídas ou até suspensas pelos médicos após iniciar atividades no espaço”, ressalta a coordenadora.

Rotina de atividades começa cedo

Para aguentar um dia inteiro de atividades físicas, Carlos acorda às 6h, toma um café da manhã rico em nutrientes e, de bicicleta, percorre cerca de 2,5 km até a Vila Olímpica, no bairro Pacaembu. No espaço, ele se alonga e caminha durante uma hora na nova pista de atletismo do espaço, reformado recentemente pela gestão municipal.

Depois, o esportista percorre mais 500 metros até a Academia Pública ao Ar Livre, onde pratica mais uma hora de exercícios que trabalham a musculatura. Entre uma atividade e outra, Carlos reforça que é preciso se hidratar sempre. “O que eu não deixo de lado é a minha garrafinha com água, pois nesse calor precisamos nos hidratar para manter nosso corpo ativo”, ressalta o idoso.

Com tanto vigor em plena terceira idade, o esportista ainda encontra tempo para realizar ciclismo pelas ruas da cidade ao fim do dia. Sobre duas rodas, Carlos  percorre cerca de 10 km em diversos bairros de Queimados. “Hoje tenho mais vigor, minha saúde melhorou muito, inclusive o condicionamento físico, que agora me permite correr mais sem ficar cansado”, relata.

Para levantar do sofá

Para ajudar os queimadenses que desejam levar uma vida mais ativa, a Prefeitura mantém vários espaços públicos para a prática de atividade esportiva.

No ano passado, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer entregou a reforma da Vila Olímpica Barnabé dos Santos (Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu), que atende diariamente duas mil pessoas entre crianças e idosos, além de oferecer 10 modalidades esportivas.

Além disso, a Prefeitura também inaugurou mais um espaço esportivo: para beneficiar moradores do bairro Palestra, a nova Vila Olímpica Cícero José dos Santos (Bigode) atende cerca de 1,5 mil pessoas e conta com um campo de futebol de medidas oficiais, quadra de areia, vestiários e pista de atletismo.

Outro equipamento colocado à disposição dos esportistas conta com 15 aparelhos feitos de material de alta resistência (inox) para exercícios de supino, remada, gráviton, desenvolvimento, pulley, entre outros. Frequentada por mais de 600 pessoas, a Academia Pública ao Ar Livre Armando Ferrão funciona de segunda a sexta, em dois horários: 6h/11h e 16/22h.

O entusiasta do esporte e secretário da Pasta, Julio Coimbra, ressalta a importância de aparelhos como esses. “Em 2019 o ano foi de muitas realizações nesta área e, este ano, pretendemos intensificar ainda mais esse trabalho. Queimados está sendo referência na Baixada Fluminense ao se preocupar com a saúde e qualidade de vida dos munícipes. Seu Carlos é uma referência de disposição e muito vigor e esse exemplo precisa ser seguido”, afirma o gestor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.