segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Queimados realiza Conferência de Defesa Civil

Com o objetivo de evitar e avaliar as tragédias causadas pelas fortes chuvas de verão, a Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito de Queimados realizou no último sábado, dia 30 de janeiro, sua Primeira Conferência Municipal de Defesa Civil. Com o tema “Prevenção e Assistência Humanitária: Fundamentos para a organização da Defesa Civil Brasileira”, o evento reuniu mais de 200 pessoas no Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira.

Durante a I Conferência, que contou com as presenças do coordenador municipal de Defesa Civil, capitão Eurípides Neves; do secretário e da subsecretária municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, coronel Carlos Noberto Mendes e Cristina Quaresma, respectivamente; e do secretário municipal de Governo, Dr. Jorge César Pereira, foram eleitos os delegados que representarão Queimados e o estado do Rio de Janeiro na Conferência Nacional, prevista para acontecer em março.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, coronel Carlos Noberto Mendes, para prevenir certos tipos de desastres é necessário que haja consciência dos riscos de construções ilegais. “Muitas das vezes é a falta de consciência nas construções e escavações que provoca desabamentos e deslizamentos. Outro problema é o ato de jogar lixo nos rios. As pessoas acham que quando jogam dejetos na água estão se livrando dele, mas não sabem que o lixo sempre fica preso em algum lugar e causa as enchentes”, enfatizou Mendes.

Na Conferência de Queimados, representantes de entidades profissionais, de trabalhadores, de associações de moradores e de afetados por desastres, entre outras, assistiram as palestras “Desafios para a efetivação da Defesa Civil no século XXI: Estado, sociedade, clima, desigualdade e desenvolvimento”, “Políticas públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da assistência humanitária” e “Mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de defesa civil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.