terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

UPA de Queimados realiza mais de oito mil atendimentos em um mês

A Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas (UPA) de Queimados completou um mês de funcionamento no último dia 30 de janeiro e já contabiliza mais de oito mil atendimentos médicos, cerca de 300 atendimentos odontológicos, mais de mil exames de raios-x e em torno de quatro mil exames laboratoriais. A unidade, que funciona na Rua Mário Ferreira dos Reis, no bairro Nossa Senhora da Glória, foi inaugurada na noite do dia 29 de dezembro pelo governador Sérgio Cabral e o prefeito do município, Max Rodrigues Lemos, e aberta à população no fim da tarde do dia 30.

O primeiro atendimento registrado na UPA de Queimados foi de um morador do bairro de Madureira, na Zona Norte do município do Rio de Janeiro. Ele foi atendido pela equipe médica e liberado em seguida. Depois da abertura à população, a unidade não parou. O dia de maior atendimento na UPA foi 12 de janeiro, quando foram realizados 364 atendimentos médicos, 42 exames de raios-x, 36 nebulizações, 257 exames laboratoriais, 250 classificações de risco, três internações na sala amarela de adulto, cinco internações na sala amarela de criança, uma internação na sala vermelha e 108 medicamentos foram distribuídos.

Segundo o prefeito Max Lemos, a chegada da UPA ajudou a desafogar as emergências dos grandes hospitais, além de possibilitar a reforma de duas unidades municipais de saúde: o Posto da Pedreira e o Pronto Atendimento 24 horas (PA 24 horas), que vão entrar em reforma ainda no primeiro semestre. “Estamos trabalhando muito para melhorar o atendimento médico na cidade. O Posto da Pedreira passará por obras de reforma e será transformado em um grande Centro Médico e o PA 24 horas será uma policlínica”, frisou o prefeito.

Na UPA, os pacientes passam por consultas, exames e ainda recebem medicamentos. A unidade conta com consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de exames de raios-X e laboratoriais, salas para sutura, medicação e nebulização. Na sala de observação de adultos, há dez leitos onde pacientes podem ficar em observação por até 48 horas. A de crianças conta com três leitos. O espaço tem também duas ambulâncias (UTI Móvel) e um carro para emergência e parada cardíaca, além de equipamentos de última geração.

A sala vermelha da UPA de Queimados tem capacidade maior do que das outras UPAs, com quatro leitos, todos com equipamentos disponíveis para receber e estabilizar pacientes em estado grave até serem removidos para um hospital por uma ambulância do município. Outra novidade na unidade é uma área de isolamento, com duas salas especiais para que pacientes com doença infecto-contagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para um hospital.

A UPA 24 horas de Queimados é a quinta unidade da Baixada Fluminense e tem capacidade para realizar até 550 atendimentos diários. Equipada para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, a unidade funciona dia e noite, inclusive nos finais de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.