quinta-feira, 3 de março de 2011

Queimados faz ação de prevenção contra doenças renais crônicas

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados realizou nesta quinta-feira, dia 03 de março, a Campanha de Prevenção contra Doenças Renais Crônicas, “Proteja seus rins, salve seu coração!”. Realizada no Centro Especializado de Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID), no Hospital de Queimados, a ação orientou diversos pacientes sobre a importância de se prevenir contra os perigos de doenças renais crônicas.

A ação de prevenção beneficiou mais de 130 pessoas através de exames gratuitos de sangue, uréia, creatinina, glicose, aferição de pressão arterial, além de consultas com nutricionais e fisioterapeutas. O atendimento foi dividido em três estágios: identificação de grupos de riscos, consultas médicas e realização de exames de rotina. O resultado dos exames serão entregues após o período de Carnaval.

Fazendo pela primeira vez o exame de creatinina (teste usado como indicador da função renal do paciente), a dona de casa Antônia de Oliveira, de 58 anos, aproveitou a ação de prevenção para fazer um "check-up". “Fiquei sabendo da ação quando vim me consultar com o cardiologista. Aproveitei para fazer os exames e saber como anda minha saúde, porque já faz um tempo que não consigo urinar”, contou a dona de casa após o exame.

Do total do número de pessoas que procuraram os serviços de saúde no CETHID, 90% delas possuíam agravantes para uma possível complicação renal, ou seja, eram diabéticas ou hipertensas. Entre os sintomas freqüentes no diagnóstico de pacientes com insuficiência renal estão a dificuldade, dor e queimação ao urinar, urina com muita espuma, taxas altas de glicose e histórico de pedras nos rins.

Tratamentos

Se não forem descobertas a tempo, as complicações renais podem progredir até a perda completa da função dos rins. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins que elimina substâncias tóxicas do organismo através da urina. O tratamento utilizado pode ser o transplante renal ou a hemodiálise.

O mais comum, a hemodiálise é destinada para retirada de substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. Cada sessão de hemodiálise dura em média de 3 a 4 horas com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.