quarta-feira, 30 de março de 2011

Queimados recebe II Jornada Pedagógica

Com o tema “Compartilhando, unindo ideias, construindo sonhos e renovando saberes”, o município de Queimados recebe a II Jornada Pedagógica. O evento, que acontece nos dias 31 de março e 01º de abril, reunirá grandes nomes para contribuir na qualificação profissional dos educadores regionais. O objetivo é proporcionar uma discussão sobre as novas tendências na área da educação.

Os palestrantes da segunda edição serão Heloísa Luck (PR), Maria Augusta (PR), Júlio Furtado (RJ), Geraldo Peçanha (PR), Maria Dolores (SP), Serrano Freire (RJ) e Gabriel Chalita (SP). Entre os palestrantes, se destaca Gabriel Chalita, um dos autores que mais vende livros no país. Entre os títulos, “Pedagogia do Amor”, onde trata da importância do afeto na educação e formação.

A inclusão, tema muito debatido atualmente, será abordado pela educadora Maria Dolores Fortes, Alves, que além de especialista no assunto, por ter uma deficiência física, conhece a importância de uma escola inclusiva. Apesar dos obstáculos, atualmente Maria Dolores é doutoranda em Educação, além de palestrante e escritora.

Outro destaque é o Professor Pachecão, que ficou conhecido por ser pioneiro em transformar em música, fórmulas e conteúdo de física, tornando as aulas mais agradáveis e melhorando a compreensão e memorização dos alunos. Pachecão irá falar sobre o tema “Transformar a sala de aula” e promete muita alegria.

A II Jornada Pedagógica de Queimados acontece no Ginásio da Escola Municipal Metodista, na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n – Vila Pacaembú. Informações e inscrições em: www.maxima.art.br; pelo telefone (21) 2262-9367 ou Fax: (21) 2292-8179.

Programação do Evento

31/03 – Quinta-feira
7h – Credenciamento e café de boas vindas
8h – Acolhida dos professores
8h30 – Abertura oficial do evento
9h – Palestra com Heloísa Luck
11h30 – Almoço
13h30 – Palestra com Maria Augusta
15h30 – Palestra com Serrano Freire
19h – Palestra com Júlio Furtado

01/04 – Sexta-feira
7h30 – Café e acolhida dos professores
8h – Palestra com Geraldo Peçanha
10h – Palestra com Maria Dolores
11h30 – Almoço
13h – Palestra com Professor Pachecão
16h30 – Palestra com Gabriel Chalita
18h – Encerramento com a banda Anjos da Noite (RJ)


Currículo dos palestrantes

Gabriel Chalita (SP)
Tema Pedagogia do amor
Gabriel Chalita tem dois doutorados e dois mestrados pela Pontifícia Universidade Católica. É doutor em Filosofia do direito e em Comunicação e Semiótica e mestre em Direito e Ciência Sociais. É bacharel em Direito e Filosofia e membro da Academia Paulista de Letras, deputado federal de São Paulo. É autor de 39 livros. Professor dos programas de Graduação e Pós-Graduação da PUC de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Cachoeira Paulista (Estado de São Paulo) aos 19 anos de idade e atuou em diversas ONGs. Foi secretário de estado da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do governo do Estado de São Paulo. Foi conselheiro do Fundo Social da Solidariedade. Foi secretário de estado de Educação de São Paulo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Educação do Brasil (CONSED) por dois mandatos. Promove palestras nas áreas de Educação, Ética e Desenvolvimento Organizacional.

Heloísa Luck (PR)
Tema: Os desafios e possibilidades da educação
Licenciatura em Letras Neolatinas – UCPR. Especialista em Orientação Educacional pela University of Oregon, Especialista em Métodos e Técnicas da Aprendizagem – Universidade Federal do Paraná. Mestrado em humanidades na Columbia University – New York – USA. Doutorado pelo Columbia University – New York. Pós Doutorado em Educação em Pesquisa e Ensino Superior – Washington/USA. Vários livros publicados.

Júlio César Furtado (RJ)
Tema: “Professando o quê, Professor?
Pedagogo, Psicólogo, Professor de Geografia, Mestre em Educação pela UFRJ. Diplomado em Psicopedagogia pela Universidade de Havana, Cuba, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana (Cuba). Reitor da UNIABEU-RJ. Autor de vários livros na área educacional.

Maria Augusta Sanches Rossini (PR)
Tema: “Maestria Pessoal e a Essência do Processo Educacional”
Pedagoga, especialista em Administração Escolar em Ensino Fundamental e Ensino Médio. Pós-graduada em Administração, Supervisão e Orientação Educacional. Professora de cursos de pós-graduação em pedagogia e psicopedagogia. Palestrante de eventos educacionais e assessora pedagógica.

Geraldo Peçanha de Almeida (PR)
Tema: Leituras e suas práticas nos anos iniciais e finais do ensino fundamental de 9 anos
Formado em Educação pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor de educação infantil, das séries iniciais e do ensino médio. Atualmente é presidente do Conselho Editorial da editora Pró-Intantil. Membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade e Diretor do Instituto Educa Brasil. É palestrante em todo o Brasil e autor de mais de 30 livros na área de Educação.

Maria Dolores Fortes Alves (SP)
Tema: “Para além da inclusão: construindo um currículo para a diversidade”
Professora, pedagoga, pós-graduação em distúrbios da Aprendizagem pela Universidade de Buenos Aires; especialista em Educação em Valores Humanos pela Fundação Petrópolis; mestre em Psicopedagogia; doutoranda em Educação; pesquisadora de Educação em Valores Humanos, Inter e Transdisciplinar pela PUC/SP e Fundação Petrópolis; docente da rede pública e particular; graduação e pós-graduação e palestrante nacional.

Serrano Freire (RJ)
Tema: “Entusiasmo, motivação e sucesso”
Professor, escritor, conferencista, bacharel em direito, Trainner em Programação Neuro Linguística, com mais de 30 anos de experiência na área educacional, desenvolvendo com competência um grande número de trabalhos junto algumas das principais empresas do Brasil.

Professor Pachecão (MG)
Tema: “Transformando a sala de aula”
José Inácio da Silva Pereira, o Professor Pachecão, é engenheiro mecânico, compôs-graduação em gestão de negócios pela UFMG, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela FGV e atualmente, ele é mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade Leon da Espanha. Em mais de vinte anos de dedicação ao ensino gravou dois CDs pela Polygram: “Adoro Física” e “Odeio Física” (mais de 70 mil cópias vendidas) e três livros: “Como Estudar e Ficar Preparado”, “Como Resolver as Provas do Vestibular e ENEM” escrito em parceria com Willian Douglas e o último lançado recentemente: “A Natureza do Sucesso” onde ele apresenta as 10 leis da natureza e suas aplicações para o sucesso das empresas e das pessoas. O Professor Pachecão, é sinônimo de alegria, criatividade, e irreverência. É precursor do estilo “aula show”, que mudou sobremaneira o processo de ensino no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.