sábado, 19 de novembro de 2011

Queimados lança Campanha de Combate à Dengue

A Prefeitura de Queimados lançou neste sábado, 19 de novembro, a Campanha do Dia D contra Dengue, que tem como tema principal “10 Minutos Contra a Dengue” e lema “Responsabilidade de todos nós”, na Praça Nossa Senhora da Conceição. A campanha tem como objetivo principal chamar a atenção da população para a importância da erradicação dos focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Para denunciar algum foco ou receber algum tipo de orientação ligue para o SOS DENGUE (21) 2665-3939.

Além da DCV – Divisão de Controle de Vetores - que são os guardas de endemia da FUNASA, que fazem o controle verificando os locais que possam ter focos do mosquito da dengue, o Grupo Intersetorial de Combate a Dengue – criado em novembro pela Prefeitura de Queimados, onde há representantes de todas as secretarias municipais, que trabalham juntos ao combate à dengue - estava orientando a população como verificar e eliminar os criadouros.

O Prefeito Max Lemos, fez um apelo a população explicando a importância de respeitar a campanha. “Todos devem participar dessa campanha, são apenas 10 minutos por semana para verificarmos e eliminarmos todos os focos do mosquito próximo as nossas casas. Sabemos que nesse verão a epidemia será mais perigosa que do ano passado e temos que tomar cuidado. Precisamos continuar com uma boa estatística aqui em Queimados. Por favor, recebam nossos agentes, denunciem possíveis focos, terrenos baldios, casas abandonadas para que a dengue não chegue a sua casa”, ressaltou Max.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Ismael Lopes, a ação de combate à dengue estará intensa até os próximos seis meses. A Divisão de Controle de Vetores distribuirá 1000 telas de cobertura para caixaa d’águas, como forma de prevenção. A distribuição será feita conforme as visitas realizadas nas casas ou por solicitação através do SOS DENGUE.

A campanha leva o tema “10 Minutos Contra a Dengue”, pois o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti, do ovo até a fase adulta, leva cerca de sete a 10 dias. Sendo assim, se o morador verificar uma vez por semana e eliminar os criadouros, o ciclo serão interrompidos, a fim de evitar novos nascimentos de mosquitos. Em 2012 o número de caso de dengue deve ser elevado com a chegada do “vírus 4”, já que a maioria dos brasileiros não tem defesa contra esse tipo de vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.