sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Queimados inaugura nova sede do NAE

Inovando mais uma vez, Queimados deu mais um passo à frente quando o assunto é política pública voltada às pessoas com necessidades especiais. É que na manhã desta sexta-feira, dia 04 de novembro, as secretarias municipais de Educação e de Saúde inauguraram a nova sede do Núcleo de Atenção ao Estudante (NAE), transferida da Escola Municipal Leopoldo Machado para a Travessa Machado, nº 85 – Centro.

O NAE é um programa que consiste em identificar problemas relacionados à aprendizagem apresentados pelos alunos do ensino básico da rede municipal de ensino. O objetivo é proporcionar a eles condições adequadas na melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

A nova sede, que possui quatro consultórios informatizados de atendimento nas áreas de fisioterapia, psicoterapia, pediatria, psicologia, fonoudialogia, além de uma piscina destinada para sessões de hidroterapia, terá capacidade também para atender mais de 700 alunos por mês. O NAE contará ainda com uma equipe de 18 profissionais da rede pública de saúde. 

A mudança do posto do Núcleo de Atenção ao Estudante se deve inicialmente pelo espaço, localização do prédio e do aumento do número de atendimentos dos alunos que necessitam de uma atenção especial na melhoria da aprendizagem. Implantado desde o ano de 2009, atualmente, o programa já beneficiou mais de 600 alunos.

De acordo com o secretário de Educação, Lenine Lemos, a intenção é atender cerca de mil alunos que enfrentam sérias dificuldades de aprendizado nas salas de aula. “É através do NAE que podemos oferecer um tratamento adequado aos alunos que possuem algum tipo de necessidade especial. Os que têm baixo desempenho escolar passam por uma pré-avaliação com os nossos pedagogos para saber através de diálogos os reais motivos das notas baixas. Às vezes uma simples dor de cabeça pode significar um problema de visão, por exemplo. Ou seja, o aluno estava com notas baixas porque não conseguia enxergar bem e tinha que usar óculos de grau”, explicou o secretário.

Uma vez diagnosticado algum caso, seja ele clínico ou social, os alunos são encaminhados ao NAE para acompanhamento por profissionais especializados. Segundo o secretário de Saúde, Ismael Lopes, cada aluno passa por um período de três a seis meses de acompanhamento, que é quando surgem os primeiros resultados positivos.

Para o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, a união das secretarias de Saúde e de Educação só demonstra a cara do governo municipal, que é o cuidar da população queimadense.  “Nosso governo está mudando o jeito de governar. Da união entre as duas secretarias já surgiram bons projetos, como por exemplo, o Escola Sorriso e agora o NAE. Queremos dar oportunidade a todos e o NAE é prova viva de um espaço dedicado aos que necessitam de uma atenção especial. Não queremos apenas dar assistência, queremos dar é atenção como já diz o nome do programa”, concluiu Max Lemos.

Informações sobre o Núcleo de Atenção ao Estudante (NAE) podem ser obtidas pelo telefone (21) 2665-2242 ou através do e-mail nae.queimados@yahoo.com.br. Os atendimentos acontecerão de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.