quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dia do Meio Ambiente é comemorado com Programação especial em Queimados



Peça teatral, apresentação da Guarda Ambiental e premiação do concurso de melhor redação marcaram a festividade

Queimados vem despontando no cenário estadual como o Município que mais cresce. Incentivos fiscais oferecidos e diminuição da alíquota do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) têm atraído investimentos para a Cidade, gerando emprego e renda para a população. Mas, esse crescimento se dá com responsabilidade social e proteção ao Meio Ambiente. E, foi neste contexto que a Data do Dia Mundial do Meio Ambiente, 05/06, foi comemorada nesta terça-feira. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente realizou diversas atividades educativas, que têm como objetivo frisar a importância da participação de todos os segmentos da sociedade em prol da conscientização ambiental.

Pela manhã os técnicos da  Secretaria de Meio Ambiente e os alunos da Escola Municipal Oscar Weisnsckenck realizaram uma caminhada ecológica, visitando os lares dos moradores do Bairro Vila Camorim. Eles falaram sobre a importância da preservação ambiental e deram dicas sobre como proceder em determinadas situações, como por exemplo, o descarte do óleo de cozinha e noções de coleta seletiva. A atividade contou também com a distribuição de folhetos informativos e distribuição de mudas, além de oficinas de papel reciclado. O evento da manhã foi finalizado com o canto de parabéns, que teve direito a um bolo comemorativo, em alusão a data.

Já na parte da tarde, foi apresentada no Teatro da Escola Marlice Ferreira da Cunha a esquete teatral “Proibido jogar óleo no ralo”, que mostra a importância da coleta do óleo de fritura usado, que despejado no solo pode contaminar até 10 mil litros de água. O dia contou ainda com a entrega dos certificados aos guardas ambientais, formados recentemente na cidade e palestras sobre licenciamento ambiental. As atividades foram encerradas com a entrega do prêmio para os vencedores do concurso de melhor redação, realizado nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que teve como tema "Economia verde: Ela te inclui?” Em terceiro lugar ficou a aluna da Escola Alan Kardec, Larissa Souza Mota, que recebeu uma filmadora pelo feito. O segundo colocado foi o estudante da Escola Washington Manoel Gustavo Avelino, que foi premiado com um DVD. O grande vencedor do concurso foi o aluno da Escola Metodista Gabriel Jesus, que ganhou uma bicicleta como bonificação.

Gabriel comemorou a vitória e falou que estava confiante no resultado. “Quando eu cheguei em casa no dia em que fiz a redação, disse para a minha que ia ganhar o concurso. Eu estava inspirado. ”, disse. Joelma Menezes, mãe de Gabriel, ficou surpresa com o feito do filho e emocionada o parabenizou pela conquista. “Ele é um aluno que dá muito trabalho aos professores e jamais esperava que isso fosse acontecer. Foi motivo de orgulho saber que ele conquistou o primeiro lugar. Quando ele vê reportagens na televisão sobre o meio ambiente, fica logo preocupado. Estou muito feliz e o recado que eu deixo é que ele estude porque o futuro depende dele mesmo”, concluiu Joelma às lágrimas.

O Prefeito Max Lemos destacou a importância do crescimento de Queimados de forma sustentável. “Não podemos confundir a estagnação de uma Cidade com a proteção ambiental. É possível crescer e se desenvolver protegendo o meio ambiente e protegendo o futuro das pessoas. Criamos a guarda ambiental para garantir o crescimento da cidade de forma sustentável. O nosso ICMS verde aumentou nos últimos anos porque o Município de preocupou com a questão ambiental”, frisou Lemos.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Segue texto na íntegra da redação vencedora no Dia Mundial do Meio Ambiente



Redação Economia verde, ela te inclui?


Aluno: Gabriel Victor Jesus da Silva

Escola Metodista de Queimados


Por causa da ação do homem, a terra está sofrendo transformações estranhas, que está causando muitos males ao próprio homem.

O efeito estufa e o aquecimento global estão provocando fúria da natureza, por causa da poluição dos rios, enchentes acontecem em todo lugar, também tem o desmatamento para construções em lugares irregulares que contribuem para que tragédias cada vez mais comuns aconteçam.

Porque não citar a destruição florestal, de onde os homens tiram as árvores por causa de sua madeira, fazem imóveis e constroem tantas coisas, mas destroem o meio ambiente.

A economia verde me inclui sim, vamos juntos lutar pela preservação da nossa amada terra, respeitando o meio ambiente, porque os que mais perdem com esses atos errados somos nós, pobres mortais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.