quarta-feira, 13 de junho de 2012

Vacinação contra a paralisia infantil começa neste sábado em Queimados


A Secretaria Municipal de Saúde de Queimados começa neste sábado, 16 de junho, a vacinação de crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil (poliomielite). A meta é imunizar mais de 12 mil crianças. Ao todo, o município terá 48 pontos de vacinação que irão funcionar das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, inclusive nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs, antigo PSF).  

Mesmo as crianças que não estiverem com a vacinação em dia poderão receber a dose via oral. Para vacinar seus filhos, os pais devem levar apenas a caderneta de vacinação a um dos locais de imunização. A campanha de vacinação vai até dia 06 de julho. 

Para o secretário municipal de Saúde, Ismael Lopes, é fundamental que os pais levem seus filhos aos postos de vacinação já que a paralisia infantil só pode ser combatida com a prevenção. “Os pais precisam ter consciência de que não existe tratamento para a paralisia infantil e somente a prevenção. Só com a vacina que podemos garantir a proteção da criança contra a pólio”, enfatizou Ismael Lopes.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa que afeta o sistema nervoso provocando paralisia permanente dos membros (geralmente as pernas) em questão de horas. Os sintomas iniciais são febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros. Dados do ministério da Saúde revelam que uma em cada 200 infecções leva a uma paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre as crianças que ficam paralisadas, 5% a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.

Principais locais de vacinação: 

Centro Médico (Rua Patativa, s/nº – Pedreira)
UBS Júlio de Barros (Rua da Caixa D’Água, s/nº – Paraíso)
UBS Belmira Vargas (Rua da Batalha, n° 31 – Roncador)
ESF Tricampeão (Rua Rei Pelé, s/nº – Tricampeão)
ESF Inconfidência (Rua José Flávio, s/no – Inconfidência)
ESF Santa Rosa (Rua Magé, n° 1 – lote 1 – quadra 12)
ESF Belmonte (Avenida Campo Alegre, s/nº – Belmonte
ESF Valdariosa (Avenida Beira Rio, casa 1 – Valdariosa)
ESF Vila Americana (Estrada Paulina Becker, s/nº – Vila Americana)
ESF Santo Expedito (Rua Olegário Dias, 330 – Santo Expedito)
ESF Fazendinha (Rua da Conquista, s/nº – Distrito Industrial)
Praça Nossa Senhora da Conceição (Avenida Olímpia Silva, s/n° - Centro)
Praça dos Eucaliptos - Centro
Queimados Futebol Clube (Avenida Olímpia Silva, s/nº – Campo da Banha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.