quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mais de três mil eleitores foram às urnas para eleger os conselheiros tutelares de Queimados

No último domingo (10), foi o dia dos eleitores de Queimados acordarem mais cedo e irem às urnas. O motivo foi nobre: exercer o direito ao voto na escolha dos futuros conselheiros tutelares que irão exercer a função até 2015. Pela primeira vez a eleição foi aberta à população, que definiu os cinco conselheiros tutelares e seus respectivos suplentes a partir da 6ª colocação.

Diferente das últimas eleições para conselheiros, em que os eleitores precisavam  se cadastrar previamente para votar, a desse ano foi direta e facultativa (opcional). Durante todo o dia, mais de três mil eleitores foram às urnas nas Escolas Municipais Leopoldo Machado e Oscar Weinschenck. Os locais de votação foram divididos em ordem alfabética de acordo com os nomes dos eleitores. Iniciais de “A” até “L”, votaram na Leopoldo Machado e as de “M” até “Z”, na Oscar Weinschenck.    

Para o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, a votação por ser aberta aos eleitores do município demonstrou sua transparência. “Fiquei surpreso pelo grande número de eleitores presentes hoje. Mesmo não sendo obrigada a votar, a população se mobilizou e foi às urnas exercer seu direito. Isso só mostra o interesse de todos e a transparência da eleição. Nada mais justo do que a própria população faça a escolha dos conselheiros tutelares”, destacou Max Lemos, assim que acabou de votar na Escola Municipal Oscar Weinschenck.

Segundo a presidente do CMDCA, Nilcelene Moreira, a eleição foi completamente transparente e democrática. “Foi uma eleição transparente, democrática e que qualquer pessoa poderia se candidatar ao cargo. A votação foi direta e aberta a todos os eleitores. Eles mesmos definiram a formação do nosso Conselho Tutelar”, ressaltou Nilcelene Moreira, informando que o número de eleitores dobrou em comparação a última eleição realizada em 2009.      

Dos 15 candidatos a conselheiros, cinco foram impugnados (impossibilitados de assumirem o cargo) pelo Ministério Público (MP) por denúncias de boca de urna e transporte de eleitores. Os candidatos denunciados ao MP foram julgados pela comissão eleitoral e considerados inelegíveis. Eles podem responder a processos administrativos que incluem desde a compra de cestas básicas ou até pagamento de multas.

Antes de atuar na função, a partir do dia 1º de julho, o conselheiro tutelar eleito irá participar de um curso de capacitação sobre conhecimentos específicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), legislação, processo administrativo e formas de abordagens. Uma das primeiras atividades dos conselheiros tutelares será a de definir o novo presidente e vice-presidente do órgão. 

O Conselho tutelar tem a função de proteger menores de idade vitimas por algum tipo de violência, além de garantir seus direitos conforme prevê o ECA.  A cerimônia de posse do novo Conselho Tutelar será no dia 29 de junho, às 10h, no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha.

Resultado da eleição do Conselho Tutelar de Queimados (2012/2015):

Nome do candidato
N° de votos
Colocação
 Marta Chaves da Fonseca
493
 Mirtes Ferraz da Silva Mota
390
 Carlos Henrique da Silva dos Santos
283
 Matilde Serafim
195
 Marcela Santos de Carvalho
145
 Eliane Maria da Conceição Silva
132
 Lourimar Gomes da Silva Azevedo
107
 Renata Marcela da Cruz
48
 Fernanda Oliveira Rezende Paiva
06
 Josiana da Silva
05
10º

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.