quarta-feira, 6 de junho de 2012

Queimados recebe Programa Cozinha Brasil e ensina alunos a aproveitarem melhor os alimentos

Alimentação saudável e economia foram as palavras de ordem desta terça-feira, 05 de junho, para os alunos que participaram das aulas do Programa Cozinha Brasil, na Escola Municipal Leopoldo Machado. A iniciativa é do Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com a Prefeitura de Queimados, que ofereceu gratuitamente aulas do curso de aproveitamento de alimentos para moradores da região, colaboradores da escola e mães de alunos ensinando técnicas e dicas para aproveitar partes de alimentos inicialmente esquecidos, ou até mesmo descartados, no preparo de receitas saborosas e ricas em nutrientes.

Na ocasião a nutricionista do Sesi, Natalia Barreto, explicou a importância da higienização dos alimentos e a utilização de ingredientes que costumam ser descartados. “Viemos para unir o útil ao agradável”, brincou a nutricionista. “Já sabemos que é possível aproveitar, inclusive, as partes dos alimentos que automaticamente jogaríamos fora e, a partir de agora, os alunos poderão preparar uma variedade de pratos com estes ingredientes anteriormente tratados, de maneira equivocada, como lixo”, destacou Natalia, que em seguida deu dicas para a melhor higienização de frutas e verduras.

Para a aposentada Maria Viana, de 68 anos, o Cozinha Brasil trouxe novidades muito interessantes. ”Eu nunca tinha ouvido falar que podia fazer farinha com casca de banana e que, além de deliciosa, o preparo é bem simples. Basta retirar a casca da fruta, colocá-la na panela com um pouco de alho e óleo para refogar e incrementar com o ingrediente que quiser. Eu gosto mesmo é de fazer ovo, fica uma maravilha", comentou dona Maria, que não hesitou em anotar todas as receitas.

Em Queimados os encontros foram divididos em dois dias em que foi frisado um dos principais objetivos do projeto: a necessidade da inserção de verduras, frutas e legumes frescos no cardápio diário e a economia que é possível fazer ao evitar o desperdício de alimentos.

Um comentário:

  1. gostaria q me mandassem o sait que posso entrar para conferir se fui contemplada com o ultimo sorteio realizado do minha casa minha vida. obrigada

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.